Glossário

A

Adult Swin

Bloco do canal por assinatura infantil americano Cartoon Network. Lançado em 2001 é a marca número um da WarnerMedia para jovens adultos, exibindo séries live-action,  animações originais e licenciadas.

Voltar ao topo

Amaterasu

Deusa sol da mitologia japonesa, uma das principais kami (divindades) do xintoísmo.

Voltar ao topo

Anima

Imagem da Alma, uma função autônoma do  inconsciente, personalidade interna, diferente à personalidade externa do Eu. Uma essência feminina presente dentro da psique humana, é a imagem primordial da mulher que age como uma personalidade interna no homem, depósito de toda experiência humana em relação ao sexo oposto. Representa em qualidades e forças a intuição, sensibilidade, percepção.

Voltar ao topo

Anime

Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) (em japonês: アニメ), se refere à animação ou desenho animado. A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação, não importa o país.

Voltar ao topo

Animus

Imagem do Espírito,  função autônoma do  inconsciente, personalidade interna, diferente à personalidade externa do Eu. Essência Masculina presente dentro da psique humana, é a imagem primordial do homem que age como uma personalidade interna da mulher, depósito de toda experiência humana em relação ao sexo oposto. Representa em qualidades de forças: a razão, ação e criatividade.

Voltar ao topo

Anistage

Plataforma Brasileira de streaming por demanda fundada em 2020 por Jailson PS Junior e parceiros com a ideia de produzir conteúdos totalmente originais brasileiros inspirados em animações ao estilo japonês com foco no público otaku. Atualmente atua também no Japão, Estados Unidos e México.

Voltar ao topo

Arquétipo

Imagens primordiais , símbolos herdados pela psique humana. São conteúdos ativos que jazem no inconsciente coletivo da humanidade, sua expressão é encontrada em mitos, contos, pinturas, poemas, arquitetura, sonhos, visões, seu significado e intensidade são imensuráveis e não possuem cunho pessoal. O arquétipo como imagem é um produto de nossa mente, seu real conteúdo não pode ser decifrado, pois este em sua forma primal está profundamente oculto na natureza de nossa psique.

Voltar ao topo

B

Bara

Bara, também conhecido em wasei-eigo “Mens’ Love” ou ML, é um termo Japonês para um gênero de arte e mídia de ficção com o foco no sexo, amor e desejo entre homens.

Voltar ao topo

BL

 Boys Love, é um gênero de publicações com origem no Japão que tem como foco relações homoafetivas entre dois homens. 

Voltar ao topo

Bottom

Termo que significa passivo na relação no universo do yaoi. 

Voltar ao topo

C

Canon

Acontecimento oficial dentro de uma história confirmado pela pessoa que a criou.

Voltar ao topo

CGI

Sigla em inglês para o termo Computer Graphic Imagery. São imagens geradas por computador. Computação gráfica, “efeitos especiais” visto em animações, filmes, jogos e até em alguns animes. São reconhecíveis pela sua característica 3d, mas podem ser também 2d.

Voltar ao topo

Combo Studio

Produtora de ilustração e animação 2D criada em 2015 com sede no Rio de Janeiro. Oferece serviços de criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Produziu sucessos, como Any Malu e Super Drags.

Voltar ao topo

Cour

Termo usado na indústria de animes. Um Cour é designado como um anime que terá entre 12 a 14 episódios na temporada. Enquanto dois cours, significa que ele terá de 24 ou 25 episódios. O termo se originou da palavra francesa “cours”, que significa “lição”.

Voltar ao topo

Crossdresser

Pessoa que se veste como o sexo oposto

Voltar ao topo

Crunchyroll

Fundada em 2006 é uma empresa que presta serviço de streaming AVOD e SVOD especializado em animes. Possui maior catálogo de animes licenciado do mundo. A empresa também atua como distribuidora e licenciante de direitos de exibição em cinema, TV, home video e produtos oficiais.

Voltar ao topo

D

Dating Sim

Simulador de namoro. Tipo de game com estrutura similar ao visual novel, mas com elementos mais fortes de simulação, principalmente na forma de status e parâmetros numéricos. Enquanto visual novels põem mais ênfase na história, dating sim focam mais nas mecânicas para conquistar um interesse amoroso

Voltar ao topo

E

Eroge

“Erochikku geemu” ou “erotic game”. Jogo japonês com conteúdo sexual explícito, não importando o estilo ou a extensão do conteúdo

Voltar ao topo

F

Fudanshi

Homem/Garoto que consome conteúdo BL.

Voltar ao topo

Fujodanshi

Pessoa que consome conteúdo BL independente do sexo.

Voltar ao topo

Fujoshi

Mulher/garota que consome conteúdo BL.

Voltar ao topo

Furry

Personagens com características animais

Voltar ao topo

G

Game

A palavra Game vem de Video Game e significa jogo eletrônico. No geral, é um jogo reproduzido por um dispositivo eletrônico, seja um Video Game ou um Computador, no qual a pessoa que está jogando interage por meio de dispositivos de entrada (joysticks, teclados, mouses, etc).

Voltar ao topo

GL

Girls Love, é um gênero de publicações com origem no Japão que tem como foco relações homoafetivas entre duas mulheres.

Voltar ao topo

J

J-pop

J-pop (muitas vezes estilizado como J-POP, japonês: ジ ェ イ ポ ッ プ, jeipoppu, uma abreviatura para pop japonês ou música popular japonesa), também conhecido simplesmente como pop no Japão, é um gênero musical que entrou no mainstream musical do Japão na década de 1990.

Voltar ao topo

Jogo

Múltiplas coisas podem ser um jogo, o conceito envolve um amplo contexto de interação, seja entre pessoas ou entre uma pessoa e alguma coisa, que também envolve regras a serem seguidas. Se ampliado, o conceito envolve inclusive a vida em sociedade. Portanto, a noção do jogo e do jogar talvez seja tão antiga quanto a humanidade, uma vez que é também pelo espaço de interação com regras que as pessoas constroem sentidos e significados sobre o mundo.

Voltar ao topo

K

K-pop

K-pop (abreviação de korean pop [música pop coreana ou música popular coreana] hangul: 케이팝; rr: ke-i-pap) é um gênero musical originado na Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais.

Voltar ao topo

Karuta

É um jogo de cartas, que mistura poemas, leitura, audição, memorização e agilidade. A ideia do jogo é definir rapidamente qual carta, dentro de muitas, é aquela que é a certa e então pegá-la antes de seu oponente.

Karuta” (かるた) vem da palavra “Carta” em português. Foi uma palavra ensinada aos japoneses pelos portugueses no século 16. Antes dos japoneses conhecerem o conceito de cartas, eles jogavam karuta em conchas, o que era chamado kai-awase(貝合わせ).

 

Voltar ao topo

Kinetic novel

Jogo estruturado de modo similar ao visual novel, mas sem formas de gameplay. Ou seja, há apenas a leitura dos textos acompanhada de recursos audiovisuais.

Voltar ao topo

L

Lemon

Com cenas de sexo explícito entre homens.

Voltar ao topo

Live-action

Ato real ou em inglês live action, em cinematografia ou videografia, é um termo utilizado para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, ao contrário das animações; Este termo é usado para definir não apenas filmes, mas também jogos eletrônicos ou similares, que usam atores e atrizes em vez de imagens animadas.

Voltar ao topo

M

Mangá

O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu)[1] (em japonês: 漫画 manga?, lit. “história em quadrinhos”), é a palavra usada para designar história em quadrinhos (português brasileiro) ou banda desenhada (português europeu) feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Voltar ao topo

Manhua

Quadrinho de origem Chinesa.

Voltar ao topo

Manhwa

Quadrinho de origem Coreana.

Voltar ao topo

Mpreg

Histórias onde homens podem engravidar.

Voltar ao topo

N

Nakige

“Jogo de choro”. Visual novel onde a narrativa segue uma estrutura inicial de comédia, seguida por um clímax dramático onde o propósito é fazer o jogador se emocionar e chorar

Voltar ao topo

NHK

Organização nacional de radiodifusão pública do Japão. A organização atua em rádios e redes de televisão. É conhecida no meio Otaku pela transmissão de animes na TV japonesa.

Voltar ao topo

NSFW

Sigla para “Not safe for work” (não é seguro pro trabalho) utilizada para simbolizar desenhos com conteúdo explícito

Voltar ao topo

Nukige

Visual novel onde o foco está no conteúdo sexual, com a história servindo apenas como um contexto para essas cenas.

Voltar ao topo

O

Omegaverso

Subgênero do BL, onde existe um universo com três gêneros Alfa, Ômega e Beta. Suas regras variam de acordo com quem escreve a história.

Voltar ao topo

Orange

Fanfic com cenas de sexo explícito entre mulheres.

Voltar ao topo

Otaku

Otaku (おたく, オタク, ou ヲタク?) é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás. Seu uso contemporâneo originou-se de um ensaio de 1983 de Akio Nakamori em uma revista de mangás, a Manga Burikko.

Voltar ao topo

Otome

É uma expressão de origem japonesa que significa literalmente “donzela” ou “senhorita”, e em alguns sentidos até “princesa”.  No entanto, em muitos países do ocidente a palavra ganhou um significado diferente. A expressão é usada como o feminino de otaku, ou seja, meninas que são fãs de animês, mangás e cultura pop japonesa em geral.

Voltar ao topo

Otome Game

Visual novel voltado ao público feminino heterossexual. Normalmente apresenta uma protagonista envolvida com opções de relacionamento romântico com um grupo de rapazes.

Voltar ao topo

Otome Road

Rua famosa da cidade de Tóquio, no Japão, conhecida por várias lojas e produtos destinados a otakus, é frequentada predominantemente por meninas.

Voltar ao topo

OTP

Sigla para “One true paring” (um par verdadeiro), utilizado pra representar os ships preferidos, mesmo que não sejam canônicos.

Voltar ao topo

P

Panini Comics

Editora italiana que pertence ao grupo editorial Panini. Atua no setor de quadrinhos, revistas infantis, mangás e colecionáveis. Atualmente possui canais de distribuição em mais de 150 países.

Voltar ao topo

Power Bottom

Termo que significa passivo na relação mas que domina no sexo.

Voltar ao topo

Psique

Vem da palavra grega Psykhé, que significaria em nosso entendimento alma, espírito, mente. O termo é utilizado pela psicologia como sinônimo de estrutura mental.

Voltar ao topo

R

Remake

É literalmente “refazer” em português. É uma expressão usada para designar jogos que saíram originalmente em uma data, mas foram totalmente retrabalhados para serem lançados novamente. Quando o jogo é só relançado para outra plataforma, a expressão usada é “port”, e quando apenas ocorre uma melhoria de gráficos o jogo é considerado um “remaster”.

Voltar ao topo

RPG

A expressão RPG vem do inglês Role Playing Game (jogo de Interpretação de Personagem), e diz respeito a um jogo no qual pessoas se imaginam enquanto um personagem que está imerso em um mundo fictício. Nesses jogos você controla personagens, ou cria um personagem para controlar, e segue um caminho previsto pelo jogo para concluí-lo.

Voltar ao topo

S

Seke

Personagem tanto “Uke” quanto “Seme”.

Voltar ao topo

Seme

Termo que significa “Ativo da relação” no universo do yaoi. É derivado do verbo japonês semeru (Atacar). Os termos são originados das artes marciais, e foram apropriados para um contexto sexual.

Voltar ao topo

Shonen-Ai

BL sem Lemon (termo em desuso)

Voltar ao topo

Shoujo-Ai

GL sem orange (termo em desuso)

Voltar ao topo

Shounen

Termo em japonês que designa a palavra menino. É categoria demográfica de mangá/anime direcionada ao público adolescente. Aborda histórias de ação e aventura, com temas que podem ser fantasiosos, de ficção científica, magia, que podem envolver alienígenas, demônios, deuses, robôs, guerreiros, samurais, esportes, com uma boa dose de competição, lutas, heróis e humor.

Voltar ao topo

Smut

Quadrinho escrito de mulheres para mulheres.

Voltar ao topo

Soft

Termo que significa fofo

Voltar ao topo

Sound Novel

Termo utilizado inicialmente para se referir a jogos com características similares ao visual novel, porém com mais ênfase em aspectos sonoros. Hoje, as distinções entre esses dois tipos de jogo são tênues

Voltar ao topo

Studio Ghibli

Estúdio de cinema de animação japonês conhecido por seus títulos premiados como: A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, Nausicaä do Vale do Vento. Foi fundado em 1985 pelos diretores Hayao Miyazaki, Isao Takahata e pelo produtor Toshio Suzuki. O estúdio também trabalho com curtas, comerciais de televisão e desenvolvimento visual de jogos.

Voltar ao topo

T

Toei Animation

Estúdio de animação japonês que faz parte da Toei Company. Famoso pelas animações das franquias: Dragon Ball, One Piece, Saint Seiya e Digimon.

Voltar ao topo

Top

 Termo que significa ativo da relação (seme) no universo do yaoi. 

Voltar ao topo

TV Tokyo

A TV Tokyo Corporation (ou TX) (株式会社テレビ東京 Kabushiki Gaisha Terebi Tōkyō?) é um canal de televisão exibido no Japão. Também conhecida como “Teleto” (テレ東, Teretō), sua sede é na cidade de Tóquio.

Voltar ao topo

U

Uke

Termo que significa “Passivo da relação” no universo do yaoi. É derivado do verbo japonês ukeru (Receber). O termo é originado das artes marciais, e foi apropriado para um contexto sexual.

Voltar ao topo

Utsuge

“Jogo de depressão”, visual novel cujo propósito é deprimir o leitor/jogador com narrativas pessimistas e trágicas

Voltar ao topo

V

Visual Novel

Categoria de jogo digital em que o foco está predominantemente na leitura de uma história acompanhada por recursos audiovisuais e podendo ou não envolver alguma forma de gameplay.

Voltar ao topo

W

Webcomic

Webcomics, quadrinhos on-line, web quadrinho ou ainda web comics, são histórias em quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, apesar de existirem muitos quadrinhos consagrados à moda tradicional que são disponibilizados de forma digital.

Voltar ao topo

X

Xintoísmo

O termo significa “caminhos dos deuses”. É a mais antiga tradição espiritual e religiosa do Japão, sua principal base é estabelecer a harmonia entre o homem e a natureza.

 

Voltar ao topo

Y

Yaoi

BL com Lemon (termo em desuso)

Voltar ao topo

Yuri

GL com Orange (termo em desuso)

Voltar ao topo