A
Adult Swin
Bloco do canal por assinatura infantil americano Cartoon Network. Lançado em 2001 é a marca número um da WarnerMedia para jovens adultos, exibindo séries live-action, animações originais e licenciadas.
Amaterasu
Deusa sol da mitologia japonesa, uma das principais kami (divindades) do xintoísmo.
Anima
Imagem da Alma, uma função autônoma do inconsciente, personalidade interna, diferente à personalidade externa do Eu. Uma essência feminina presente dentro da psique humana, é a imagem primordial da mulher que age como uma personalidade interna no homem, depósito de toda experiência humana em relação ao sexo oposto. Representa em qualidades e forças a intuição, sensibilidade, percepção.
Anime
Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) (em japonês: アニメ), se refere à animação ou desenho animado. A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação, não importa o país.
Animus
Imagem do Espírito, função autônoma do inconsciente, personalidade interna, diferente à personalidade externa do Eu. Essência Masculina presente dentro da psique humana, é a imagem primordial do homem que age como uma personalidade interna da mulher, depósito de toda experiência humana em relação ao sexo oposto. Representa em qualidades de forças: a razão, ação e criatividade.
Anistage
Plataforma Brasileira de streaming por demanda fundada em 2020 por Jailson PS Junior e parceiros com a ideia de produzir conteúdos totalmente originais brasileiros inspirados em animações ao estilo japonês com foco no público otaku. Atualmente atua também no Japão, Estados Unidos e México.
Arquétipo
Imagens primordiais , símbolos herdados pela psique humana. São conteúdos ativos que jazem no inconsciente coletivo da humanidade, sua expressão é encontrada em mitos, contos, pinturas, poemas, arquitetura, sonhos, visões, seu significado e intensidade são imensuráveis e não possuem cunho pessoal. O arquétipo como imagem é um produto de nossa mente, seu real conteúdo não pode ser decifrado, pois este em sua forma primal está profundamente oculto na natureza de nossa psique.
B
Bara
Bara, também conhecido em wasei-eigo “Mens’ Love” ou ML, é um termo Japonês para um gênero de arte e mídia de ficção com o foco no sexo, amor e desejo entre homens.
BL
Boys Love, é um gênero de publicações com origem no Japão que tem como foco relações homoafetivas entre dois homens.
C
Canon
Acontecimento oficial dentro de uma história confirmado pela pessoa que a criou.
CGI
Sigla em inglês para o termo Computer Graphic Imagery. São imagens geradas por computador. Computação gráfica, “efeitos especiais” visto em animações, filmes, jogos e até em alguns animes. São reconhecíveis pela sua característica 3d, mas podem ser também 2d.
Combo Studio
Produtora de ilustração e animação 2D criada em 2015 com sede no Rio de Janeiro. Oferece serviços de criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Produziu sucessos, como Any Malu e Super Drags.
Cour
Termo usado na indústria de animes. Um Cour é designado como um anime que terá entre 12 a 14 episódios na temporada. Enquanto dois cours, significa que ele terá de 24 ou 25 episódios. O termo se originou da palavra francesa “cours”, que significa “lição”.
Crunchyroll
Fundada em 2006 é uma empresa que presta serviço de streaming AVOD e SVOD especializado em animes. Possui maior catálogo de animes licenciado do mundo. A empresa também atua como distribuidora e licenciante de direitos de exibição em cinema, TV, home video e produtos oficiais.
D
Dating Sim
Simulador de namoro. Tipo de game com estrutura similar ao visual novel, mas com elementos mais fortes de simulação, principalmente na forma de status e parâmetros numéricos. Enquanto visual novels põem mais ênfase na história, dating sim focam mais nas mecânicas para conquistar um interesse amoroso
E
Eroge
“Erochikku geemu” ou “erotic game”. Jogo japonês com conteúdo sexual explícito, não importando o estilo ou a extensão do conteúdo
F
G
Game
A palavra Game vem de Video Game e significa jogo eletrônico. No geral, é um jogo reproduzido por um dispositivo eletrônico, seja um Video Game ou um Computador, no qual a pessoa que está jogando interage por meio de dispositivos de entrada (joysticks, teclados, mouses, etc).
GL
Girls Love, é um gênero de publicações com origem no Japão que tem como foco relações homoafetivas entre duas mulheres.
J
J-pop
J-pop (muitas vezes estilizado como J-POP, japonês: ジ ェ イ ポ ッ プ, jeipoppu, uma abreviatura para pop japonês ou música popular japonesa), também conhecido simplesmente como pop no Japão, é um gênero musical que entrou no mainstream musical do Japão na década de 1990.
Jogo
Múltiplas coisas podem ser um jogo, o conceito envolve um amplo contexto de interação, seja entre pessoas ou entre uma pessoa e alguma coisa, que também envolve regras a serem seguidas. Se ampliado, o conceito envolve inclusive a vida em sociedade. Portanto, a noção do jogo e do jogar talvez seja tão antiga quanto a humanidade, uma vez que é também pelo espaço de interação com regras que as pessoas constroem sentidos e significados sobre o mundo.
K
K-pop
K-pop (abreviação de korean pop [música pop coreana ou música popular coreana] hangul: 케이팝; rr: ke-i-pap) é um gênero musical originado na Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais.
Karuta
É um jogo de cartas, que mistura poemas, leitura, audição, memorização e agilidade. A ideia do jogo é definir rapidamente qual carta, dentro de muitas, é aquela que é a certa e então pegá-la antes de seu oponente.
“Karuta” (かるた) vem da palavra “Carta” em português. Foi uma palavra ensinada aos japoneses pelos portugueses no século 16. Antes dos japoneses conhecerem o conceito de cartas, eles jogavam karuta em conchas, o que era chamado kai-awase(貝合わせ).
Kinetic novel
Jogo estruturado de modo similar ao visual novel, mas sem formas de gameplay. Ou seja, há apenas a leitura dos textos acompanhada de recursos audiovisuais.
L
Live-action
Ato real ou em inglês live action, em cinematografia ou videografia, é um termo utilizado para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, ao contrário das animações; Este termo é usado para definir não apenas filmes, mas também jogos eletrônicos ou similares, que usam atores e atrizes em vez de imagens animadas.
M
Mangá
O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu)[1] (em japonês: 漫画 manga?, lit. “história em quadrinhos”), é a palavra usada para designar história em quadrinhos (português brasileiro) ou banda desenhada (português europeu) feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.
N
Nakige
“Jogo de choro”. Visual novel onde a narrativa segue uma estrutura inicial de comédia, seguida por um clímax dramático onde o propósito é fazer o jogador se emocionar e chorar
NHK
Organização nacional de radiodifusão pública do Japão. A organização atua em rádios e redes de televisão. É conhecida no meio Otaku pela transmissão de animes na TV japonesa.
NSFW
Sigla para “Not safe for work” (não é seguro pro trabalho) utilizada para simbolizar desenhos com conteúdo explícito
Nukige
Visual novel onde o foco está no conteúdo sexual, com a história servindo apenas como um contexto para essas cenas.
O
Omegaverso
Subgênero do BL, onde existe um universo com três gêneros Alfa, Ômega e Beta. Suas regras variam de acordo com quem escreve a história.
Otaku
Otaku (おたく, オタク, ou ヲタク?) é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás. Seu uso contemporâneo originou-se de um ensaio de 1983 de Akio Nakamori em uma revista de mangás, a Manga Burikko.
Otome
É uma expressão de origem japonesa que significa literalmente “donzela” ou “senhorita”, e em alguns sentidos até “princesa”. No entanto, em muitos países do ocidente a palavra ganhou um significado diferente. A expressão é usada como o feminino de otaku, ou seja, meninas que são fãs de animês, mangás e cultura pop japonesa em geral.
Otome Game
Visual novel voltado ao público feminino heterossexual. Normalmente apresenta uma protagonista envolvida com opções de relacionamento romântico com um grupo de rapazes.
Otome Road
Rua famosa da cidade de Tóquio, no Japão, conhecida por várias lojas e produtos destinados a otakus, é frequentada predominantemente por meninas.
OTP
Sigla para “One true paring” (um par verdadeiro), utilizado pra representar os ships preferidos, mesmo que não sejam canônicos.
P
Panini Comics
Editora italiana que pertence ao grupo editorial Panini. Atua no setor de quadrinhos, revistas infantis, mangás e colecionáveis. Atualmente possui canais de distribuição em mais de 150 países.
Psique
Vem da palavra grega Psykhé, que significaria em nosso entendimento alma, espírito, mente. O termo é utilizado pela psicologia como sinônimo de estrutura mental.
R
Remake
É literalmente “refazer” em português. É uma expressão usada para designar jogos que saíram originalmente em uma data, mas foram totalmente retrabalhados para serem lançados novamente. Quando o jogo é só relançado para outra plataforma, a expressão usada é “port”, e quando apenas ocorre uma melhoria de gráficos o jogo é considerado um “remaster”.
RPG
A expressão RPG vem do inglês Role Playing Game (jogo de Interpretação de Personagem), e diz respeito a um jogo no qual pessoas se imaginam enquanto um personagem que está imerso em um mundo fictício. Nesses jogos você controla personagens, ou cria um personagem para controlar, e segue um caminho previsto pelo jogo para concluí-lo.
S
Seme
Termo que significa “Ativo da relação” no universo do yaoi. É derivado do verbo japonês semeru (Atacar). Os termos são originados das artes marciais, e foram apropriados para um contexto sexual.
Shounen
Termo em japonês que designa a palavra menino. É categoria demográfica de mangá/anime direcionada ao público adolescente. Aborda histórias de ação e aventura, com temas que podem ser fantasiosos, de ficção científica, magia, que podem envolver alienígenas, demônios, deuses, robôs, guerreiros, samurais, esportes, com uma boa dose de competição, lutas, heróis e humor.
Sound Novel
Termo utilizado inicialmente para se referir a jogos com características similares ao visual novel, porém com mais ênfase em aspectos sonoros. Hoje, as distinções entre esses dois tipos de jogo são tênues
Studio Ghibli
Estúdio de cinema de animação japonês conhecido por seus títulos premiados como: A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, Nausicaä do Vale do Vento. Foi fundado em 1985 pelos diretores Hayao Miyazaki, Isao Takahata e pelo produtor Toshio Suzuki. O estúdio também trabalho com curtas, comerciais de televisão e desenvolvimento visual de jogos.
T
Toei Animation
Estúdio de animação japonês que faz parte da Toei Company. Famoso pelas animações das franquias: Dragon Ball, One Piece, Saint Seiya e Digimon.
TV Tokyo
A TV Tokyo Corporation (ou TX) (株式会社テレビ東京 Kabushiki Gaisha Terebi Tōkyō?) é um canal de televisão exibido no Japão. Também conhecida como “Teleto” (テレ東, Teretō), sua sede é na cidade de Tóquio.
U
Uke
Termo que significa “Passivo da relação” no universo do yaoi. É derivado do verbo japonês ukeru (Receber). O termo é originado das artes marciais, e foi apropriado para um contexto sexual.
Utsuge
“Jogo de depressão”, visual novel cujo propósito é deprimir o leitor/jogador com narrativas pessimistas e trágicas
V
Visual Novel
Categoria de jogo digital em que o foco está predominantemente na leitura de uma história acompanhada por recursos audiovisuais e podendo ou não envolver alguma forma de gameplay.
W
Webcomic
Webcomics, quadrinhos on-line, web quadrinho ou ainda web comics, são histórias em quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, apesar de existirem muitos quadrinhos consagrados à moda tradicional que são disponibilizados de forma digital.
X
Xintoísmo
O termo significa “caminhos dos deuses”. É a mais antiga tradição espiritual e religiosa do Japão, sua principal base é estabelecer a harmonia entre o homem e a natureza.