Crítica | Free!: a importância do trabalho em grupo

Recentemente a atleta Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na categoria Maratona Aquática nas Olímpiadas de Tokyo 2020, e como boa baiana que sou, logo me recordei das maratonas que ela venceu no passado na travessia Salvador – Itaparica.

Confesso que fiquei bastante emocionada e resolvi fazer uma homenagem a essa grande atleta, comecei a minha própria maratona! Missão assistir a primeira temporada Free!

Anime de esporte que tem como temática a natação, foi baseado em uma light novel chamada Hight Speed, possui três temporadas, cada uma com 12/13 episódios,  que estão disponíveis na Crunchyroll e dois filmes.

Resumo 

A amizade  entre quatro meninos do fundamental, todos com nomes tidos como femininos (Haruka, Makoto, Nagisa e Rin), que nasceu através da natação.

Porém Rin está de partida para a Austrália e pede para que eles  participem do Medley (revezamento) com ele, apesar de Haru sempre afirmar que só nada o estilo livre, ele é convencido por seu amigo que afirma que irá lhe mostrar algo que ele nunca viu antes.

Os garotos ganham a competição e logo o grupo se desfaz, Haruka e Makoto permanecem juntos, mas Nagisa vai para outra escola e Rin viaja para seu intercâmbio.

Anos depois, já no ensino médio, eles se reencontram ao saber que o centro em que treinavam no passado está para ser demolido.

Apesar de nenhum deles nadarem competitivamente, após reverem-se vários sentimentos  despertaram e todos resolvem competir novamente.

Analise Técnica

Personagens

Cada personagem de Free! foi criado com um objetivo pra abordar algum tema dentro do esporte, seja o lado técnico ou os objetivos a serem alcançados.

Trilha Sonora

Abertura e encerramento divertidos. As músicas que passam durante os episódios não me marcaram muito, porém transmitiram a emoção necessária pra cada momento.

Animação

A animação é muito bonita, tanto os traços dos personagens, quanto as movimentações.

Enredo

Apesar de ter um tema batido de vida escolar e competições, ainda consegue surpreender com os plots, com os laços entre os personagens e suas motivações.

Desenvolvimento

Existem muitas idas e vindas entre passado e presente, o que pode deixar a história um pouco confusa, mas isso acaba deixando o plot mais curioso e a evolução dos personagens é muito interessante.

Abordagens

Propósito

Imagem/Divulgação:Haruka Nanase

O enredo corre em volta de Haru, um menino órfão que ama a água. Todo o tempo que puder ele passa dentro dela, seja pra nadar, boiar ou apenas estar em contato com ela. Possui um talento nato, porém não vê razão para competir e não se preocupa com seu desempenho, embora sempre ganhe as competições das quais participa.

Seu lema é “Não enfrente a água, abrace-a.”

Apesar de ter um estilo bonito que encanta e motiva a todos, Haru não tem um objetivo, tudo que ele quer é sentir a água, pois é o que o conforta de corpo, alma e coração. Ao decorrer da primeira temporada é perceptível a evolução dele junto com seus amigos o que o faz encontrar a sua paixão e motivação.

Sonhos

Imagem/Divulgação: Rin Matsuoka

Rin desde muito novo tem o sonho de se tornar uma atleta olímpico e passou toda a sua infância sob uma pressão, auto imposta, para alcançá-lo.

Uma criança tão pequena e imatura tendo que lidar com responsabilidades tão grande (como a maioria dos atletas). Ainda tem que lidar com a linha tênue entre amizade e rivalidade.

Abrir mão de seu tempo livre para treinar, ficar longe de família, amigos e sua terra natal para poder se dedicar ao esporte, porém são os fardos que ele tem que carregar em prol do seu objetivo.

Teoria e Prática

Imagem/Divulgação:Rei Ryugazaki

Rei é o mais inteligente do grupo, sempre estudando e calculando todos os seus movimentos. Entretanto dominar a teoria não melhora a sua prática, ele se torna uma pessoa presa aos detalhes e acaba não conseguindo executar os movimentos.

Motivação

Imagem/Divulgação:Nagisa Hazuki

Nagisa é a motivação do grupo, aquele que mantém todos unidos e que luta com garras e dentes pra que tudo dê certo!

Sempre preocupado com seus companheiros , ele da o seu melhor para que sintam-se bem e acima de tudo divirtam-se, mesmo enfrentando todos os estresses dos treinos, competições e problemas pessoais.

Enfrentando Medos

Imagem/Divulgação:Makoto Tachibana

Makoto possui um trauma de infância e por isso sua talassofobia (medo do mar),  o que deveria ser um impedimento para uma maratona de treinos no mar que foi planejado pelo grupo. Contudo, mesmo aterrorizado, para apoiar seu clube de natação ele enfrenta o seu medo e de certa forma supera com apoio de seus amigos.

Fanservice

Estamos falando de um anime de natação, onde os personagens têm que usar roupa de banho para praticar o esporte.

Entretanto existe um uso da imagem dos personagens em Free! além do comum!

Como por exemplo Haru de calção de banho e avental.

O famoso Fanservice ou Ecchi está presente em todos os episódios e chega a ser um pouso engraçado, mas pode ser um pouco incomodo.

Ninguém, absolutamente ninguém

Haru:

Anime #1244026 haruka nanase, haru and haruka on Favim.com

Trabalho em Equipe

Um dos pontos que mais me chamou atenção em Free! foi o trabalho em equipe, por se tratar de um esporte de competição individual, com exceção da modalidade medley (revezamento).

A importância de uma pessoa com conhecimento técnico para os treinamentos, do suporte emocional, do apoio dos companheiros de grupo faz toda a diferença.

Pois mesmo que o atleta tenha habilidade, físico e treinamento, sem a devida motivação ou orientação até os melhores podem cometer erros.

O trabalho em equipe é destacado o tempo inteiro no anime desde o seu início e vai ficando cada vez mais evidente a força da equipe no final da primeira temporada.

Conclusão

Free! é um anime de esporte incrível, que aborda temáticas importantes e mostram os transtornos e alegrias de um jovem atleta. Acima de tudo fala sobre amizade e trabalho em equipe e importância de ter apoio mesmo em um esporte individual.

Eu gritei “Ikke, Ikke, Ikke“, chorei, me emocionei, vibrei, por isso indico que você assista Free! também.

Hoje nem vou falar dos meus ships bls (boy’s love)

Essa foi a minha impressão da primeira temporada! A aventura continua, com certeza assistirei o material restante. Você se anima a fazer essa maratona também?

Crítica | Free!: a importância do trabalho em grupo
  • Animação
    (5)
  • Enredo
    (5)
  • Trilha Sonora
    (3.5)
  • Personagens
    (5)
  • Desenvolvimento
    (4.5)
4.6

Sumário

Free!!! possui uma animação linda especialmente a movimentação. A trama narrativa é bem construída, apesar das idas e vindas entre passado e presente o bom ritmo é bom, os personagens são bem desenvolvidos com características bem marcantes . A trilha sonora cumpre o seu papel assim como a leve comédia e todos os aspectos sobre o esporte.

Pros

  • Personagens bem construídos
  • Enredo bem desenvolvido
  • Animação linda
  • Emoção garantida

Cons

  • Fanservice (ecchi)

Artigos Relacionados

Comentários