sábado, 13 de agosto de 2022
  • Entrar
  • Registrar

Nenhum produto no carrinho.

CURSOS
Minuto Otaku
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Minuto Otaku
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Home Notícias Cultura Asiática Comportamento

Rodrigo Cardoso: um artista apaixonado por animês e quadrinhos

Bruna Navarone Santos Por Bruna Navarone Santos
29/01/2022 - 09:00
A A
0
Rodrigo Cardoso: um artista apaixonado por animês e quadrinhos
CompartilharTweetar

No artigo anteriormente publicado, Viktor Danko: Animação japonesa através dos tempos, o Me. Viktor Danko compartilhou suas experiências sobre como a cultura pop japonesa influenciou seus projetos profissionais e acadêmicos. Como exemplo, essa experiência resultou na sua pesquisa de mestrado e no livro que abordam sobre os contextos históricos da animação japonesa.  Nesse sentido, apresentamos a entrevista exclusiva com o professor, ilustrador e artista plástico Rodrigo Cardoso formado em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá. Ele também compartilha sobre como a cultura pop japonesa influenciou seus projetos profissionais e acadêmicos, principalmente os animês e os mangás que teve acesso e que o motivaram a incorporar seus aspectos estéticos nas suas obras artísticas. Rodrigo também comenta sobre como essas experiências inspiraram a exposição Art Nerd: uma viagem às referências de um artista apaixonado por animes e quadrinhos, apoiada pela Fundação Educacional e Cultural da Prefeitura de Nova Iguaçu (FENIG). A Exposição está localizada no Top Shopping de Nova Iguaçu até o dia 20 de janeiro, no terceiro piso. Endereço: Av. Governador Roberto Silveira, 540, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

O Minuto Otaku entrevistou com exclusividade o Rodrigo Cardoso, autor da exposição Art Nerd: uma viagem às referências de um artista apaixonado por animes e quadrinhos.

Conhecendo o Rodrigo Cardoso

Querido Rodrigo, é um prazer poder aprender mais sobre sua trajetória! Obrigada por ter aceitado prontamente esse convite. Gostaríamos de saber sobre onde você nasceu e onde você viveu a sua infância e\ou adolescência. Atualmente, onde você vive?

Nasci no Rio de Janeiro, vivi da infância até a fase adulta entre Nova Iguaçu e Botafogo. Por causa da crise e da pandemia, atualmente resido em Nova Iguaçu.

Caso você tenha se mudado para diferentes lugares, como foi a adaptação às diferentes culturas e costumes de cada lugar?

Por causa de meu trabalho, viajei bastante pelo Brasil. Dentre os lugares que mais frequentei, foram Brasília, Minas Gerais e bastante em São Paulo para fins de estudo e trabalho. Não tenho muita dificuldade para me adaptar. Na verdade, sou meio recluso me concentrando no que tenho de fazer onde estou, mas mesmo assim sou bem acessível.

Quem são as pessoas e quais são as experiências mais marcantes nesses contatos com diferentes culturas?

Os contatos, na verdade. foram com alunos e colegas da minha área de ilustração. Eles sempre me mostravam novas formas de fazer as coisas. Os eventos de animê em São Paulo são ótimos, o que me marcou mais foi o da ABRADEMI da qual eu fazia parte. Nossa, era ótimo.

Essas pessoas ou outras teriam relação com o seu interesse e entusiasmo pelas diferentes culturas, inclusive em relação à cultura japonesa?

Na ABRADEMI, com certeza, Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustração, entrei em 1995, Aprendi muito mais sobre cultura japonesa, que eu já amava. Para mim, estar lá era como estar na fonte de tudo isso.

Como foram os seus primeiros contatos com a cultura japonesa?

Foram através dos desenhos animados na Rede Manchete, tipo: Dom Drácula, Pirata do Espaço (Groizer X), Patrulha Estelar e entre outros. Fora algumas revistas e brinquedos da época que eu ganhava, nossa…  eu amava o drama, a continuidade, o traço. Gosto muito do estilo gráfico, da ação e diálogo em tempo real tipo storyboard de cinema. Apaixonei lá pelos meus 8, 10 anos.

Quais são seus interesses, gostos e expectativas com relação à cultura japonesa?

Da cultura japonesa, eu amo a retidão, a disciplina, a arte e cultura samurai, além de todo o compromisso com honra e dever. Também amo os videogames e toda tecnologia… gosto da comida também, menos coisas cruas.

Como esses interesses, gostos e expectativas motivaram a sua participação nos estudos sobre cultura japonesa ou outros temas?

Eu sempre quis levar um pouco de cada uma dessas coisas para meu cotidiano. Além do jeito otaku de ser, queria ser mangaka ou ilustrador. Estudei japonês por um tempo,  preciso retomar para um curso, aprender a falar e entender bem. Fora isso, ser um artista como os artistas plásticos realistas acadêmicos do século 19, como Bouguereau, Milais e Mucha.

Quais são os desafios de buscar realizar esses seus gostos e interesses pela cultura japonesa, inclusive com seus trabalhos e exposições artísticas?

A dificuldade é sair do nicho e alcançar mais pessoas, para conhecer e corresponder as expectativas de eventos e ações voltadas para movimentar mais o mercado nesse segmento. Apesar da enorme divulgação que temos hoje, graças a globalização e a Internet. Quem é otaku dos anos 90 sabe disso.

Breve histórico da Exposição

Como surgiu a ideia de construir a Exposição? Quem são as pessoas envolvidas na concretização desse projeto?

A ideia é pessoal e compartilhada por pessoas próximas que querem ver algo assim ser exibido. No meu caso em particular é a vontade de representar esse personagens ícones das mídias que me acompanham desde de pequeno nos comics, games, colecionismo, RPG, animês e mangás. Eu tenho a necessidade de mostrar e divulgar esse mundo que amo fazer parte.

Imagem/Divulgação: Fanart do personagem Yusuke Urameshi/Rodrigo Cardoso

Como você avalia a importância dessa Exposição? Você já fez algum projeto de intervenção (nas universidades, escolas, bairro, redes sociais…) com base em seus trabalhos artísticos?

Sou artesão do PAB (Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro). Através de eventos, ações em cursos, escolas e eventos de cultura, sempre tento mostrar um pouso dessas mídias através do meu trabalho visando introduzir e democratizar um pouco mais esse tipo de coisa.

Qual é o significado do seu trabalho nessa Exposição que você deseja compartilhar?

Acho cada uma das peças representa um pedacinho e todas são um amálgama de tudo o que representa o que sou, como quero que o mundo me conheça. É uma forma otimista de mostrar como o mundo pode ser interessante, culto e divertido.

Imagem/Divulgação: Fanart da personagem Nezuko Kamado/Rodrigo Cardoso

Quais contatos você gostaria de disponibilizar para as pessoas acompanharem e divulgarem as atividades relacionadas aos seus trabalhos artísticos?

Podem ver o meu Instagram @rodrigocardoso.art que tem bastante coisa e estou sempre postando lá. Podem mandar mensagens que respondo de boa.

Experiências com arte da cultura pop japonesa

Como você conheceu os animês e mangás?

Através dos vários que assisti na Rede Manchete. Por exemplo, Yamato, Shurato, O Gênio Maluco, Pirata do Espaço (Groizer X), Zilion na Globo. Também os mangás de Mai – a garota sensitiva e das Lenda de Kamui, principalmente os mangás do Lobo solitário.

Como foi o processo de começar a trabalhar com essas referências artísticas da cultura pop japonesa?

Comecei sério depois de ingressar na ABRADEMI. Lá conheci os caminhos que me levariam adiante, onde eu me envolveria mais com esse tema e que mais tarde levaria para tudo o que eu fizesse.

Como a pandemia de Covid-19 afetou a forma de organizar, divulgar e realizar seus trabalhos?

Foi bem ruim, parei de dar aulas em curso e comecei a dar aula online para poucas pessoas que se adaptaram a isso. Sem possibilidade de fazer e ir aos eventos físicos. Sem isso, o contato com clientes e todo o processo de prestação de serviços artísticos passaram a ser remotos e escassos, e a maioria por recomendação.  Sobrevivi devido a multifuncionalidade do meu trabalho.

Como você avalia que esse contato com a cultura pop japonesa influenciou o seu desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento e/ou escolhas profissionais e acadêmicas?

Graças ao crescimento do mercado de entretenimento, esse contato está cada vez mais próximos devido à demanda por prestação de serviço artístico principalmente para games, animações e identidade visual online, como mascotes e coisas do gênero.

Como você pode aconselhar as pessoas que desejam realizar esses trabalhos artísticos, tendo como exemplo a sua experiência?

Hoje é mais fácil, a Internet ajuda a divulgar. Aposte nas redes sociais, construa uma relação verdadeira com seu público através de um portfólio honesto e consistente. Continue estudando as tecnologias e técnicas clássicas para ter o melhor dos dois mundos,  seja humilde, controle seu ego, trabalhe duro,  foque e o resto virá.

Quais contatos você gostaria de disponibilizar para as pessoas acompanharem e divulgarem as atividades relacionadas aos seus trabalhos artísticos?

Veja meu Instagram @rodrigocardoso.art, lá estou sempre postando trabalhos, dando dicas, atendendo clientes e conversando com o povo.

** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Minuto Otaku não se responsabilizam pela opinião dos autores deste coletivo.

Tags: AnimeArt NerdCultura JaponesaFundação Educacional e Cultural de Nova IguaçuJapãoMangáPrefeitura de Nova Iguaçu
Artigo Anterior

5 mangás shoujo diferentes para quebrar o preconceito

Próximo Artigo

Animes: lançamentos Fevereiro de 2022

Bruna Navarone Santos

Bruna Navarone Santos

Conteúdo RelacionadoArtigos

Museu da Imigração e Fundação Japão inauguram exposição de bonecos japoneses
Comportamento

Museu da Imigração e Fundação Japão inauguram exposição de bonecos japoneses

Por Lori Chan
22/07/2022 - 09:51
Final Fantasy VII: Os custos do progresso tecnológico – parte 2
Comportamento

Final Fantasy VII: Os custos do progresso tecnológico – parte 2

Por Dangelles Coutinho
14/04/2022 - 09:02
Final Fantasy VII: Os custos do progresso tecnológico
Comportamento

Final Fantasy VII: Os custos do progresso tecnológico

Por Dangelles Coutinho
11/04/2022 - 11:08
Próximo Artigo
Animes: lançamentos Fevereiro de 2022

Animes: lançamentos Fevereiro de 2022

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Omegaverso

    14 Omegaverse completos para todos os gostos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 15 BLs (yaoi) soft/fofos para aquecer o coração

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 17 comics BLs (yaoi) sobre máfia/crime

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 18 BLs (yaoi) que me fizeram chorar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 BLs (yaois) com uke forte/poderoso

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Críticas

HeartstopperBL Serie Netflix LGBTQIA+

Heartstopper: um romance saudável

Assistindo Heartstopper eu senti borboletas no estômago e o coração errando
Crítica│Attack On Titan Temporada Final – Parte 2

Attack On Titan Temporada Final - Parte 2

Attack on Titan usa perfeitamente seus elementos narrativos a favor da
Minuto Otaku

Minuto Otaku - Portal com Notícias, Críticas, Podcast e Cursos Online sobre Animes, Mangás e Cultura Asiática - Portal Otaku #01 do Brasil

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

11/08/2022
Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

10/08/2022

Newsletter

Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

  • Sobre
  • Cursos
  • Glossário
  • Arquivo
  • Regras & Diretrizes
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
  • Entrar
  • Registrar
  • Carrinho

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Faça Login

Entrar com Google
OU

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha? Registrar

Criar Nova Conta

Registrar com Google
OU

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos de Uso e Política de Cookies.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Minuto Otaku Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    minutootaku.com 13/08/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email info@minutootaku.com

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com info@minutootaku.com
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.