Quando olhamos para o passado Dragon Ball esquecemos por um breve momento que a série já possui quase 40 anos. A história de Goku e seus amigos guerreiros é um dos animes que mais acompanharam o crescimento de toda uma geração de fãs. Não só os espectadores cresceram, seguiram uma profissão e formaram suas famílias, os personagens da série ao longo dos anos passaram por essas mesmas fases da vida. Mas um personagem em particular está chamando atualmente a atenção dos fãs, infelizmente de modo negativo.
Caso fosse um personagem secundário ou mesmo um vilão, não haveria porque escrever um texto ou chamar a atenção para o fato, mas no caso esse personagem é o protagonista da série. Goku, o amado herói de coração bondoso e poder infinito começa a ser enxergado de outra maneiro após anos de aventuras. Os fãs recentemente começaram a questionar diversos comportamentos do herói, até então colocado no mais alto pedestal.
As recentes polêmicas ficaram mais claras na verdade com a obra Dragon Ball Super, que demonstra a cada arco a tamanha irresponsabilidade e negligência de Goku em relação a seus amigos, familiares e até o respeito e empatia a própria vida. Claro, Goku nunca foi um exemplo de pai, sempre ausente e despreocupado, mas o que poderíamos esperar de alguém que estava morto?
Todavia mesmo a ausência se equilibrava com os momentos de carinho e atenção aos quais ele tinha com os filhos e família quando estava presente. Um traço que mudou bastante na saga Super, quando ausência se transformou em negligência. Aparentemente Goku está mais obcecado que nunca em sua meta de se tornar o ser mais forte de todo o universo, deixando totalmente de lado sua família e amigos, algo que tanto lutou para preservar. Talvez a facilidade com o qual a morte e vida são resolvidas em Dragon Ball tenha afetado um pouco a empatia do personagem. Afinal, nada que um pedido a Shenlong não resolva.
Imagem/Divulgação
De todo modo, esse lado determinado e cego desgastou sua imagem, enquanto ressaltou o aspecto paterno e carinhoso de dois ex-antagonistas da série – Piccolo e Vegeta. Ambos aparentemente conseguem manter um equilíbrio maior em relação a suas responsabilidades e vida como artistas marciais. Piccolo se mostrou verdadeiramente um pai mais presente e atencioso que Goku, com o próprio filho do protagonista. Enquanto Vegeta, o orgulhoso e maldoso príncipe dos Sayajins teve uma transformação pessoal de caráter muito forte na saga Super, algo que começou ainda no final do arco Majin Boo, quando abandonou seu orgulho e se sacrificou para salvar a terra.
Olhando para esses dois personagem e outros como Androide 17 e Kuririn, que também evoluíram na história, a situação de Goku se agrava ainda mais. Será que Akira e Toyotarō se esqueceram do personagem? Ele parece ter regredido no tempo, mais ingênuo e irresponsável que nunca, agindo sem medir quaisquer consequências. Sua empreitada em realizar um arriscado torneio do poder é um exemplo disso. Sabemos que o autor sempre desejou manter a pureza e a criança interna do personagem, mas em suas próprias palavras:
“Os Saiyajins sempre foram guerreiros, e aqueles de sangue puro estão mais interessados em batalhas, e encontrar guerreiros igualmente poderosos. O laço amoroso entre pai e filho não é tão forte. Temos os exemplos de Rei Vegeta e Paragus, que tentaram usar seus filhos na tentativa de alcançar suas próprias ambições. Enquanto isso, Bardock mostrou uma ‘humanidade’ incomum para a Raça Saiyajin, e tentou proteger sua família a todo custo. E seguindo por esse caminho, Goku realmente não parece se importar com seus filhos.” Akira Toriyama
Embora esse assunto seja polêmico, Goku não precisa ser demonizado, existem aspectos do personagem e seu desenvolvimento sutis na obra, que carregam traços enraizados em sua origem. Para compreendermos melhor esse querido personagem é necessário então um mergulho rápido em suas raízes, não aquelas presas a história de Dragon Ball, mas sim de um traço mitológico, fonte de onde Akira Toriyama bebeu e tirou muitas suas inspirações.
Jornada para o Oeste
Ilustração – Jornada para o Oeste
Dentre as diversas mitologias presentes em Dragon Ball, uma se destaca como o coração da série, um conto Chinês antigo, conhecido como: ” Jornada para o Oeste” (Hsi-yu-chi). A obra é um dos clássicos romances da literatura chinesa e traz aspectos do sincretismo religioso entre as três principais correntes do oriente: Budismo, Taoísmo e Confucionismo. É ao mesmo tempo um épico histórico e uma sátira, com profundos ensinamentos filosóficos.
A história gira em torno de Macaco, um brincalhão, trapaceiro e orgulhoso ser capaz de enfrentar demônios, espíritos, dragões, reis e Deuses. Tendo aprendido com grandes mestres os segredos da imortalidade, Macaco não se curvava a ninguém, nem mesmo a Buda. Por seu ímpeto desleixado e arrogante ele arrumou muitas confusões no mundo terreno e celestial, até que um dia, para se redimir de seus pecados e travessuras, ele é incumbido pela Bodisatva Kuan Yin (Kanon) a acompanhar um jovem monge em uma longa viagem ao Oeste com objetivo de trazer escrituras sagradas do Budismo a China.
” Alta, no topo de uma montanha, cercada de terra fértil que nutria cogumelos mágicos e orquídeas silvestres, havia uma pedra mágica de dimensões e propriedades imortais. Ela foi fecundada pelas sementes do céu e da terra e pelas essências do Sol e da Lua, até que certo dia foi inseminada por inspiração divina e tornou-se grávida de um embrião divino. O embrião continuou a desenvolver-se em segredo, até que um dia irrompeu revelando um ovo de pedra. Uma vez que esse ovo foi exposto aos elementos, o vento logo o transformou em um macaco de pedra.”
A jornada de Macaco é uma grande metáfora sobre o caminho de redenção e autotransformação da alma, de um ser imaturo que busca encontrar seu lugar no mundo. Esse caminhar também pode ser visto como o desenvolvimento natural do ego(eu) em busca de sua essência(Self), algo que o conecte, que transcenda suas ínfimas vontades e medos.
Mas o que toda essa história tem a ver com nosso querido Sayajin? Bom, primeiramente Goku é uma homenagem em si de Akira ao próprio Macaco. Diversos elementos adicionados a Goku como seu rabo, o fato de se transformar em um macaco gigante ou mesmo o bastão característico do herói até meados da saga Z, também é uma referência ao Macaco, que carregava consigo um alabarde, ou bastão, que com seus poderes mágicos tinha a capacidade de encolher ou faze-lo crescer. E claro, o ímpeto para brigas e desafios, enfrentar monstros e Deuses é para poucos. Para além de características físicas, ambos possuem uma personalidade muito semelhante, ao começar pela ingenuidade, jeito brincalhão, debochador e a arrogância. Você pode até tentar defender Goku, argumentando que ele não é arrogante, mas em diversos momentos da história Goku demonstrou subestimar seu oponente e debochar dele também. Esse ponto na verdade é parte de sua personalidade super sincera que não possui filtros, eles falam o que lhes vêm a mente.
No romance, Macaco, assim como Goku passa por várias fases de amadurecimento. No inicio ele era apenas um animal ingênuo de coração bondoso, que entretanto por suas brincadeiras sem limites arranjou encrencas desnecessárias e inimigos sem motivo, pois foi tomado pelo esplendor de sua própria força, ao se tornar Rei dos macacos. Em uma segunda fase ele aparece como um poderoso ser, que dominou os segredos da imortalidade, temido até pelo Deuses, que e usa e abusa de sua posição, força e arrogância. Finalmente em um terceiro momento Macaco é levado a um caminho de redenção, onde mesmo com seu comportamento impulsivo e orgulho ele aos poucos aprende com os desafios em seu caminho até alcançar um estado verdadeiramente liberto.
A esquerda Macaco, a direita Son Goku – Imagens/Divulgação
Acredito que assim como seu “pai” mitológico, Goku segue os mesmos passos, e está ainda marcado pela segunda etapa, cego e obcecado por sua própria força, abusando da bondade e respeito dos Deuses. Mas isso não significa que Goku é mal, ou que seu caráter é duvidoso, mas que assim como nós, é humano (embora seja Sayajin) e possui ambos os lados de uma mesma face, um coração extremamente bondoso e alegre e de outro lado um complexo por poder, em ambos os lados é possível notar que sua essência simplista permanece, pois não há objetivos mirabolantes ou planos, ele simplesmente age como uma criança. Só a alma pura de uma criança é capaz de enfrentar com boa aventurança os maiores monstros, demônios e Deuses, não à toa que o ser mais Divino e poderoso de todo o universo de Dragon Ball é uma criança.
Goku assim como todos nos vive um mito, pois ninguém foge a sua essência, o que podemos é aprender a transcender com ela. Afinal o final da jornada não importa, o caminho é a real recompensa.
– Macaco, como você causou grandes problemas ao Céu, tive que aprisiona-lo na montanha dos Cinco Elementos. Felizmente seu encarceramento terminou e você adotou o grande ensinamento. Ao longo da jornada você subjugou monstros, demônios e diabos com um único propósito. Eu agora o promovo “Buda Vitorioso na Luta”.
Imagem/Divulgação
Referências
Akira Toriyama. Dragon Ball. Editora Shueisha. Publicado desde 1984. David Kherdian. Macaco: uma jornada para o oeste. Editora Odysseus. Ed. 1, 2003.
Fundador e Editor-chefe dos portais Minuto Otaku e Psiqueanime , colunista do Jornal 140 pela pauta de cultura com ênfase em animes, mangás e cultura japonesa. Sou um jovem aficionado pela cultura oriental, carrego toda minha bagagem como Otaku, Artista Marcial e eterno estudante para escrever meus artigos. Minha vida é algo que não consigo descrever melhor do que um mosaico de inspirações.
Review de Kimetsu no Yaiba, tudo o que rolou nesta segunda temporada com detalhes do anime e cometários sobre a nova aventura de Tanjiro e seus amigos após o evento do filme Trem Infinito!
Já pararam para pensar sobre os sentidos e as representações sobre ciência, tecnologia e cientista no Japão? Como essas podem influenciar uma possível interação dos…
Essa lista foi um pouco difícil de fazer, pois percebi que li poucas coisas tristes de fato, por isso a lista vai ser formada por obras que me fizeram chorar, seja por tristeza, felicidade ou emoção.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
O cookie é definido pelo consentimento para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
O cookie é definido pelo consentimento do usuário para os cookies na categoria "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
O cookie é definido pelo plugin e usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Reportar
Bloquear Usuário?
Please confirm you want to block this member.
You will no longer be able to:
Mention this member in posts
Invite this member to groups
Add this member as a connection
Please note:
This action will also remove this member from your connections and send a report to the site admin.
Aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído.
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Dicionário online
Experiência legível
Dimensionamento de conteúdo
Padrão
Ampliador de Texto
Fonte legível
Dislexia amigável
Destacar títulos
Destacar links
Tamanho da fonte
Padrão
Altura da linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Esquerda alinhada
Alinhado ao Centro
Alinhado à Direita
Experiência visualmente agradável
Contraste Escuro
Contraste de luz
Monocromático
Alto contraste
Alta saturação
Baixa saturação
Ajuste as cores do texto
Ajuste as cores do título
Ajustar cores de fundo
Orientação Fácil
Sons silenciados
Esconder Imagens
Teclado virtual
Guia de leitura
Parar animações
Máscara de leitura
Hover em destaque
Destaque o Foco
Big Dark Cursor
Big Light Cursor
Teclas de Navegação
Declaração de Acessibilidade
minutootaku.com
01/07/2022
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com
deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções do teclado usados por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email info@minutootaku.com
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site.
Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site.
Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros.
Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado.
Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.
Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência com suporte em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.
Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados.
Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.
Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com info@minutootaku.com
Comentários