Olimpíadas Tokyo 2020: o evento esportivo mais otaku de todos

O maior evento esportivo do mundo se encerrou ontem (08/08/21). As Olímpiadas de Tokyo 2020 com certeza ficará para história, marcada por polêmicas, crises, superações e a participação expressiva da cultura japonesa e otaku.

Por se tratar do país dos animes e mangás, além de embaixadores, os personagens queridos de muitos otakus foram homenageados por diversos atletas, que proporcionaram momentos inesquecíveis, capaz até, de talvez de atrair o publico Geek/Otaku. Abertura com música de jogos, Naruto na Globo, Kamehameha no pódio, apresentação ao som de Sailor Moon e inspiração de mangá em equipe de vôlei foram destaques da cultura pop japonesa em Tokyo 2020, que invadiu a cidade olímpica. Veja tudo o que rolou abaixo:

Mario Bros Rio 2016

Imagem/Divulgação: Abe Shinzo

Vale lembrar que antes mesmo do começa das olimpíadas em Tóquio, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o então primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, apareceu com o uniforme de Mario em pleno Maracanã. O que já era um indício daquilo que estava por vir.

Olimpíadas em Anime

Comitê Olímpico Internacional (COI) transmitiu antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas, o curta em anime ” Folhas do Amanhã ” (Tomorrow’s Leaves), produzido pelo Studio Ponoc em comemoração aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Confira abaixo:

Delegações se apresentam ao som de games

Quem acompanhou a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, e é um gamer de carteirinha, pode ter reconhecido algumas das melodias que tocaram ao fundo no momento de entrada das  delegações de atletas no Estádio Olímpico.

Desenvolvedoras de jogos como Capcom, SEGA e Square Enix estavam representadas em diversos de seus jogos. A primeira música a tocar foi “Roto’s Theme”, da franquia Dragon Quest, série que ajudou a popularizar jogos do gênero de RPG no Japão, sendo por lá, tão popular, ou mais, que Final Fantasy, que também marcou presença, junto a músicas de Monster Hunter, Kingdom Hearts, Chrono Trigger e Sonic the Hedgehog e muitos outros, já que essa parte do evento durou entre 2 horas e meia.

Confira abaixo a lista de trilhas sonoras, na ordem em que foram tocadas:

  • Introduction: Roto’ Theme (Dragon Quest)
  • Victory Fanfare (Final Fantasy VII)
  • Sley’s Theme (Tales Of)
  • Proof of Hero (Monster Hunter)
  • Olympus Coliseum (Kingdom Hearts)
  • Frog Theme (Chrono Trigger)
  • First Flight (Ace Combat)
  • Royal Capital – Royal Capital (Tales Of)
  • Wind of Departure (Monster Hunter)
  • Robo’s Theme (Chrono Trigger)
  • Star Light Zone (Sonic the Hedgehog)
  • eFootball Walk-on Theme (eFootball)
  • Final Fantasy Main Theme (Final Fantasy)
  • Guardians (Phantasy Star)
  • Hero’s Fanfare (Kingdom Hearts)
  • 01 ACT 1-1 (Gradius)
  • Initiator (NieR)
  • Makai Ginyutsu Medley 2016 (SaGa)
  • The Brave New Stage of History (Soul Calibur)

Dos Jogos ao Google

Nem o Google ficou de fora desta onda Otaku. Durante o inicio dos jogos os “Doodle Champion Island Games’‘, uma série de minigames temáticos das Olimpíadas, foram  exibidos como” Doodles “na página principal do mecanismo de pesquisa. O Studio 4 ° C . produziu uma abertura em anime para o jogo. Confira:

Animes invadem Alemanha

Antes mesmo do inicio das olimpíadas a Federação Alemã de futebol decidiu apresentar seu técnico e os 19 atletas de um jeito diferente. Com um vídeo com quase dois minutos de duração a là abertura de anime. Confira:

Chamada Especial Jogos Olímpicos em anime

Talvez inspirados pelos alemães a Rede Globo produzido em conjunto com Combo Estúdio (Any Malu; Super Drags) uma chamada especial para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que transforma os atletas em personagens de anime e traz várias referências à cultura pop japonesa e ao universo Otaku. Confira no vídeo abaixo:

Haikyuu no mangá e na quadra

Lucarelli, um dos principais jogadores da seleção Brasileira de vôlei, comentou sobre a importância da obra Haikyuu, que tem inspirado jovens japoneses no esporte, trazendo uma nova geração de jogadores. O anime faz bastante sucesso também no Brasil e aparentemente até entre os jogadores da seleção como  comenta o próprio Lucarelli, que f que já assistiu alguns episódios e disse que tem colegas na equipe que são muito fãs, confira abaixo:

Naruto invade Rede Globo

Divulgação/Rede Globo

Em meio as madrugadas olímpicas, a Globo surpreendeu os espectadores quando o apresentador Alex Escobar recebeu um cafezinho de Naruto e Sakura, com os cosplayers Lucas Costa e Andressa Lopomo. Em outro dia de cobertura Felipe Andreoli teve a ousada ideia de se vestir como membro da Akatsuki e receber os cosplays dos personagens Pain e Konan. O mundo ninja invadindo a televisão brasileira mais uma vez.

Sailor Moon na Ginástica

Na noite de sexta-feira (06/08) a equipe de Ginástica Rítmica do Uzbequistão se apresentou ao som da música de abertura do anime Sailor Moon na apresentação de bola. As cinco ginastas também usaram um traje inspirado na personagem principal da série.

Pódio Otaku

E o que não faltou no pódio olímpico foi campeão se revelando otaku. Tivemos várias homenagens e poses e golpes famosos, incluindo medalhistas de ouro brasileiros. Confira:

Imagem Divulgação: A esquerda o ouro olímpico Brasileiro Isaquias Queiroz , no centro Goku e a direita o medalhista do Skate Brasileiro Pedro Barros. Imagem/Divulgação: O Atleta Grego Miltiadis Tentoglou, do atletismo parou para posar como Luffy fez ao destravar o Second Gear pela primeira vez.
Imagem/Divulgação: O Atleta americano Payton Otterdahl também homenageou One Piece ao fazer a pose SUUUUUUUUUPER do carismático Franky, com direito a grito.

Artigos Relacionados

Animes e Mangás: Os embaixadores culturais do Japão

O ano é 2016, o evento mundial de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro é celebrado, como de costume a chama do espírito olímpico é passada adiante as futuras gerações e ao país sede. Nesse épico momento, um teaser anuncia mundialmente Tokyo como cidade sede das Olimpíadas de 2020. A passagem não poderia ser mais característica da cultura Kawaii , que o primeiro ministro do país emergindo de um cano do jogo Super Mario Bros.

Comentários