Onde Encontrar Visual Novels?

visual novel é um tipo de jogo voltado a um nicho. Isso significa que seu público existe, mas é numericamente menor que o de outros jogos. Por isso, a divulgação dos novos visual novels costuma ser bastante baixa (ou inexistente).

Portanto, se você for iniciante nesse meio pode ser difícil descobrir visual novels sem a indicação de outras pessoas. Felizmente, estamos aqui para ajudar.

Veja abaixo uma lista com indicações de sites para descobrir e baixar visual novels.

Steam

Steam é a principal loja digital de games para PC e, se você tem alguma familiaridade com jogos, deve dispensar apresentações. Mas, além da biblioteca imensa, ela se destaca pelos preços ótimos, promoções frequentes e excelentes, suporte direto dos desenvolvedores e ambiente seguro.

Muitos dos principais visual novels, como The Song of Saya, STEINS;GATE e G-senjou no Maou – The Devil on G-String, foram lançados oficialmente na Steam.

Além disso, há um sistema de recomendação que indica jogos dependendo de suas preferências e ainda curadores que comentam games para nichos variados.

itch.io

A itch.io é bem parecida com a Steam, com o diferencial de ser focada em jogos indie. E por indie, quero dizer games independentes mesmo, projetos feito por equipes pequenas e com orçamento limitado.

Isso significa que você provavelmente não vai encontrar super produções ou visual novels extremamente populares. Mas, há uma grande quantidade de trabalhos extremamente criativos que exploram bastante o potencial artístico dessa categoria de game.

O itch.io também abriga game jams, espécie de desafios anuais em que os desenvolvedores têm um tempo limitado para criar jogos com temáticas específicas.

Só para mencionar alguns exemplos, há o Bara Jam, voltado ao público masculino gay, e o Spooktober Jam, celebrando o Halloween. Nessas maratonas, há games de vários tipos, mas muitos são visual novels também.

Recomendações pessoais: Angela He, npckc e NomnomNami.

The visual novel database

Os sites que mencionei anteriormente funcionam como lojas ou bibliotecas. Ou seja, é possível descobrir e jogar por eles mesmos.

Já o the visual novel database, ou simplesmente vndb, é um pouco diferente: sua proposta é ser o maior acervo virtual, ou banco de dados, sobre visual novels.

De modo similar a sites como o Wikipedia, o vndb é editado diariamente pelos usuários, que adicionam novos jogos e informações. Ou seja, por um lado, nem sempre esses dados são os mais precisos (como o caso de games que não são visual novels serem adicionados), já que qualquer um pode se cadastrar e realizar as edições que quiser.

No entanto, a comunidade, mesmo não sendo tão numerosa, é bastante ativa e costuma corrigir imprecisões com agilidade. Assim, o vndb é uma excelente fonte para descobrir lançamentos ou saber se existem traduções para um determinado vn.

O recurso que acho mais interessante é as tags. Por meio delas, os usuários podem “etiquetar” os visual novels em relação aos elementos narrativos, técnicos ou sexuais.

Por exemplo, um vn como Fate/Stay night tem tags “magia”, “fantasia urbana” e “muitas escolhas”. Já Steins;Gate possui “protagonista chuunibyou“, “ficção científica” e “sem conteúdo sexual”.

Esse recurso permite conhecer mais games com um tema ou elemento específico, como narrativas epistolares, zumbis, protagonista de gênero não binário, etc.

Ren’Py Games List

Esse é um site similar ao vndb, mas focado na ferramenta ren’py Este é um dos principais softwares utilizados para a criação de visual novels, principalmente por grupos ocidentais independentes. Gratuito e com uma enorme comunidade prestando suporte, boa parte do que é feito fora do Japão utiliza esse programa.

Ren’Py Games List, como o nome indica, é um acervo com os visual novels produzidos com esse software. Ele é bem mais modesto que o vndb, mas é uma fonte alternativa para procurar esse recorte especifico de games.

Alguns jogos produzidos com o ren’py são Doki Doki Literature Club!Analogue: A Hate Story e her tears were my light.

Google Play e App Store

Por último, é importante mencionar as lojas de aplicativos para Android e iOS. Claro, é muito improvável que você não as conheça caso utilize um smartphone. Mas, o mercado de visual novels mobile tem crescido e ganhando contornos próprios.

Como essas lojas agregam aplicativos variados e não existe uma categoria específica para vns, talvez elas não sejam as mais indicadas para descobrir obras com elementos específicos. Porém, a facilidade de baixar e instalar no celular deve ser um ótimo atrativo para muitos.

Alguns visual novels famosos para celular são Danganronpa: Trigger Happy Havocplanetarian – Dream of Little Star – e Ace Attorney Trilogy.

Artigos Relacionados

Comentários