Visual Novel: lançamentos de Agosto – parte 2

Veja abaixo a lista de lançamentos de visual novel do mês de agosto.

Necrobarista – Final Pour –

Desenvolvedor: Route59
Gênero: Fantasia, Slice of Life, Comédia
Plataformas: Nintendo Switch
Idiomas: alemão, espanhol, inglês, japonês, árabe, francês, italiano, coreano, holandês, português brasileiro, russo, turco, chinês

Sinopse: Inspirado igualmente por filmes e animes, Necrobarista é uma visão única da mídia visual novel. Siga um elenco dinâmico e diversificado de personagens enquanto navegam pela cultura do café de Melbourne, a ética questionável da necromancia e o processo de deixar ir.

Comentário pessoal: Eu li pelo Apple Arcade e, sendo sincero, foi uma decepção. A tradução para português era horrorosa e a história parecia que não conseguia desenvolver de verdade o que queria contar. Desde o lançamento, a equipe tem lançado mais conteúdo e aprimorado o vn, então talvez esteja melhor do que quando li pela primeira vez.

Disponível em: Nintendo Store

Ambition: A Minuet in Power

Desenvolvedor: Joy Manufacturing Co.
Gênero: Histórico, Romance
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: É 19 de março de 1789 e o Rei Luís XVI governa a França a partir dos salões dourados de Versalhes. A França é um país de elegância e pobreza, de antiga tradição e de mudanças imparáveis. É um país à beira da revolução.

Participe das festas, misture-se com os ricos e poderosos, aprenda seus segredos e use-os para obter a riqueza e o poder que você merece. Encontre o verdadeiro amor em um mundo opulento de alianças em constante mudança, que se torna cada vez mais perigoso a cada dia.

Ainda assim, você deve estar sempre de olho na revolução que se aproxima. Afinal, é melhor estar no lado certo da história do que no lado errado da guilhotina.

Comentário pessoal: Esse me deixou bastante interessado! Tem fortes elementos de RPG e parece ter sido feito com bastante empenho. Um dos grandes lançamentos do mês.

Disponível em: Steam

BlackberryNOVA

Desenvolvedor: Nova B12
Gênero: Girls’ Love, Romance
Plataformas: Windows e Linux
Idioma: inglês, russo e chinês

Sinopse: BlackberryNOVA: Um romance visual yuri sobre uma garota que se formou no colegial e agora se prepara para entrar na faculdade.

Comentário pessoal: Parece ser uma história tranquila, mas a rota com incesto… Err….

Disponível em: Steam

Sakura Succubus 4

Desenvolvedor: Winged Cloud
Gênero: Comédia, Romance
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch
Idioma: inglês, espanhol, alemão, chinês e japonês

Sinopse:Ogasawara Hiroki era um homem comum, até que várias súcubos lindas se apaixonaram por ele ao mesmo tempo e, quando ele menos esperava, viu-se com um harém! Após escapar por pouco da prisão eterna no reino das súcubos, Hiroki está pronto para descontrair e relaxar.

Comentário pessoal: A série Sakura é bem focada em fan service e é isso que espero desse.

Disponível em: Nintendo Store e PlayStation Store

All Dream Long A Flower Storm

Desenvolvedor: NUMBER7
Gênero: Aventura, Fantasia
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês e japonês

Sinopse: Relaxe em uma paisagem de sonhos ao lado de um demônio amigável e faminto chamado Baku.cExplore um mundo feito de contos de fadas, lendas tradicionais japonesas, literatura ocidental clássica e cenários peculiares onde a física da vida real não se aplica. Resolva enigmas para ajudar personagens coloridos, alguns humanos, outros não. Mas fique avisado… quanto mais você entra em seu sonho, menos você pode querer acordar.

Comentário pessoal: Gratuito, arte bonita e criativa e premissa bacana, não poderia pedir mais né?

Disponível em: Steam

Negligee: Spring Clean

Desenvolvedor: Dharker Studio
Gênero: Romance, Girls’ Love, Erótico
Plataformas: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: As meninas da loja de lingerie Negligee Lingerie estão no dia mais difícil do ano, o megaevento de limpeza de primavera! Como as meninas vão lidar com as coisas quando o que parece ser a cidade inteira avança na loja para conseguir os melhores negócios e alguns novos trajes íntimos?

Comentário pessoal: A história me parece ser apenas uma desculpa para fan service, então passo.

Disponível em: Steam

Incel Syndrome

Desenvolvedor: SOCAH
Gênero: Drama
Plataformas: Windows, Mac OS e Linux
Idioma: inglês

Sinopse: Sam não está exatamente à procura de uma namorada. Ele está contente jogando videogames em seu quarto e andando com seus amigos perdedores Jake e Jonathan. Recentemente, no entanto, Sam se enredou em uma teia de teorias distorcidas, fazendo com que pensamentos violentos sobre o sexo oposto ocupassem sua mente. Siga Sam durante sua descida irreversível ao abismo.

Comentário pessoal: Tema interessante e necessário, mas tenho medo de ser “didático” demais… As análises na Steam são bem mistas, mas acho que muitas são por incels se doendo.

Disponível em: Steam e itch.io

Return to Shironagasu Island

Desenvolvedor: HYOGO ONIMUSHI
Gênero: Mistério, Terror
Plataformas: Windows
Idioma: inglês, japonês, espanhol, chinês e coreano

Sinopse: Recebendo um convite escondido no testamento de um milionário para a misteriosa ilha de Shironagasu, Sen Ikeda, um detetive em Nova York, junto com Neneko Izumozaki, uma garota com habilidades especiais, se dirigiram para lá, onde encontraram inúmeros assassinatos misteriosos. Descubra a verdade oculta por trás da Ilha Shironagasu. Resolva todos os mistérios e fuja da ilha amaldiçoada!

Comentário pessoal: Visual novels de mistério assim podem ser ótimos ou fracos dependendo da escrita… É ler para descobrir. Já tinha sido traduzido para inglês no ano passado, mas agora está disponível também em espanhol.

Disponível em: Steam

雨音スイッチ – Amane Switch –

Desenvolvedor: CyberStep, Inc. e Rideon Works Co. Ltd.
Gênero: Drama, Suspense
Plataformas: Windows
Idioma: espanhol, inglês, japonês, francês, italiano, alemão, holandês, sueco, dinamarquês, norueguês, finlandês, búlgaro, vietnamita, português (Portugal), chinês simplificado, chinês tradicional e coreano

Sinopse: Shinji Mizushima leva uma vida normal com desempenho atlético e acadêmico medianos antes de se familiarizar com uma garota misteriosa chamada Amane Satonaka. Pouco depois da transferência de Amane para a Academia Shuei, Shinji se vê atraído por ela quando a vê de pé lá fora na chuva sem guarda-chuva, cantarolando uma melodia melancólica para si mesma. A visão de sua figura encharcada pela chuva é tão bela que lhe parece de outro mundo. Naquele momento, sua existência se torna transcendente. Transfixado, Shinji só pode assistir maravilhado até perceber que a bela garota que está à sua frente está à beira do colapso. Ele corre para ela, pegando-a em seus braços. Ele ainda não percebe que este momento vai mudar sua vida para sempre.

Comentário pessoal: A sinopse é ok, mas tem tradução para tantos idiomas que duvido bastante de que sejam traduções bem feitas. Infelizmente é bem comum nesse meio…

Disponível em: Steam

EDDA Cafe

Desenvolvedor: Mushroomallow
Gênero: Fantasia, Romance, Slice of Life
Plataformas: Windows, Mac OS, Linux e Android
Idioma: inglês

Sinopse: Mina é uma menina tímida que perdeu sua pessoa mais querida. Culpa, pesar e tristeza a assombram após aquele acidente, fazendo com que ela culpe a si mesma. Dois anos se passaram e ela ainda está presa em seu passado. Dois dias antes do dia dos namorados, ela conhece Taku, um garçom que a apresentou a um café chamado EDDA. Arrastada por sua pouca curiosidade e pela compulsão de sua amiga, ela descobre que através da magia naquele café, foi-lhe dada uma segunda chance. Será que isso salvará seu coração? Será que ela seguirá em frente ou ficará no passado?

Comentário pessoal: Arte muito bonita e tem uma sinopse interessante. E gratuita ainda por cima, deve vale a leitura.

Disponível em: itch.io e Google Play

Full Metal Daemon Muramasa

Desenvolvedor: Nitroplus
Gênero: Fantasia, Mecha, Militar, Drama, Erótico
Plataformas: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Na primeira metade do século 20, Rokuhara Shogunate governa o Japão com um punho de ferro da armadura robótica chamada Tsurugi, enquanto o Ocidente quer transformar o Japão em outra base militar. Um policial chamado Kageaki Minato chega à cidade de Kamakura para resolver vários casos diferentes envolvendo usuários de Tsurugi (ou Mushas), e quando todos os outros meios são comprovadamente inúteis, derrota-os com um uso hábil de seu próprio Tsurugi, o sangrento Muramasa Vermelho. Mas ele não faz isso por justiça. Ele só quer expiar seus pecados passados e derrotar o mais poderoso Musha, conhecido como a Estrela de Prata.

Comentário pessoal: Não só o lançamento mais aguardado do mês como também a tradução mais desejada dos últimos anos. Soukou Akki Muramasa, no título original, é considerado por muitos um dos melhores visual novels já feitos. No entanto, por motivos que vão desde a complexidade do texto em japonês até a própria interface do jogo, que tinha um sentido vertical de leitura, não existia sequer uma tradução feita por fãs. 12 anos depois de seu lançamento original, finalmente podemos ler em inglês em um anúncio surpresa da JAST USA há poucas semanas.

Disponível em: JAST USA

Stories of Mara

Desenvolvedor: Chibig
Gênero: Fantasia, Slice of Life, Comédia, Drama
Plataformas: Windows
Idiomas: inglês e espanhol

Sinopse: Mergulhe no encantador Stories of Mara, um slice of life episódico  com um elenco diversificado de personagens. Conheça seus vizinhos e estabeleça laços com eles, mas… Você poderá fazê-los ficar juntos para se ajudarem mutuamente? 

Comentário pessoal: Sequência do adventure Summer in Mara, que ainda não joguei. Mas, vendo a arte e atmosfera tão simpáticos desse vn, fica difícil não ter vontade.

Disponível em: Steam e itch.io

PARQUET

Desenvolvedor: Yuzusoft SOUR
Gênero: Mistério, Romance, Drama
Plataformas: Windows, Android e iOS
Idiomas: inglês, japonês e chinês

Sinopse: Num futuro próximo, uma tecnologia chamada Brain-Machine Interface conecta o cérebro e as máquinas. Esta tecnologia traz um novo paradigma e abre os portões para a digitalização da própria memória humana. A partir destas novas descobertas, “ele” nasce. Um experimento ilegal mistura milhares de memórias em um único recipiente, criando um ser totalmente novo. Ao entrar no mundo real, ele encontra duas meninas, Kido Tsubasa e Ibaraki Rino. Ambas almas gentis, cujas vidas foram tocadas por experiências sem escrúpulos do BMI, assim como ele. Aprendendo a conviver com seus segredos, “ele” e “elas” trarão grandes mudanças…

Comentário pessoal: A sinopse até que é interessante, mas o vídeo que vi parece ressaltar mais o slice of life e romance.

Disponível em: Steam, Google Play e App Store

The Craft of the Samurai

Desenvolvedor: Evgenij Sevost’janov
Gênero: Drama
Plataformas: Windows
Idiomas: inglês e russo

Sinopse: Japão. Século XVII. Na periferia de uma aldeia, um velho artesão passava seus dias trabalhando. Ele pretende passar seus negócios para seus herdeiros e se aposentar do trabalho. Mas isto é até ser forçado a pegar a espada e revisitar o caminho da violência.

Comentário pessoal: Arte excelente! Em tons de preto e branco, é muito detalhada e sombria. Resta saber se a história mantém o mesmo nível.

Disponível em: Steam

One-Eyed Lee and the Dinner Party

Desenvolvedor: DarkChibiShadow
Gênero: Fantasia, Mistério
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox X/S e Nintendo Switch
Idiomas: inglês, francês, alemão e espanhol

Sinopse: Beracus e Lee enfim conseguem uma pista sobre uma possível cura que assola a vila de Beracus. Os dois encontram um bunker que parece abandonado, mas acabam presos lá dentro e descobrem que ele é habitado por uma família de esqueletos muito simpáticos, membros de uma seita. Pensando que os dois também fazem parte da seita, a família os convida a “ficarem para a festa” e esperarem a chegada do “novo mundo”. Infelizmente, Lee e Beracus não têm tempo para isso! Se não conseguirem escapar, os dois vão acabar morrendo lá embaixo, sem encontrarem a cura. Juntos, eles terão que explorar o lugar e conversar com a família de esqueletos para descobrir pistas, pegar itens e tentar desvendar as tragédias que transformaram o bunker em tumba.

Comentário pessoal: Já foi lançado para computadores e agora chega aos videogames. Adoro quando artistas ocidentais saem da bolha “mangá” e exploram estilos mais “cartoon”.

Disponível em: Nintendo Store, PlayStation Store e Microsoft Store

Outros lançamentos:

Artigos Relacionados

Comentários