Visual Novel: lançamentos de junho – parte 2

Colagem com prints de visual novels lançados em junho

É, acho que nunca mais reclamo de uma quinzena com poucos lançamentos… Férias chegando no próximo mês e já tivemos muitos novos visual novels em junho para gostos variados, inclusive com um lançamento bastante aguardado. Confira abaixo!

The Hurt in Secret

Desenvolvedor: MaouCat Studio, MuGeNeon, Soaker
Gênero: Drama
Plataformas: Windows
Idioma: inglês, chinês

Sinopse: “The Hurt in Secret” é um jogo de romance visual adaptado de eventos reais. Os jogadores desempenham o papel de um professor com grandes esperanças e experimentam a vida cotidiana dos professores no campus. No início, os jogadores pensam que poderiam realizar o sonho de ser um professor. Para sua surpresa, eles se envolverão acidentalmente em um caso problemático. Conforme a história avança, os jogadores enfrentarão escolhas difíceis e, com base em cada diálogo que escolherem, afetarão o final da história. Ao jogar este jogo, os jogadores podem gradualmente entender como é a vida de um professor além de ensinar. Além disso, os jogadores podem perceber se podem ou não ser o professor ideal, como queriam.

Comentário pessoal: Bastante interesse. Imagino algumas decisões difíceis.

Disponível em: Steam

The Terrible Persistence of Memory

Desenvolvedor: Pixels and Pins Studio
Gênero: Mistério
Plataformas: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Quando você acorda de um sono profundo, a primeira coisa que o médico goblin pergunta é “Qual é o seu nome?”. O problema é: você não sabe. Uma misteriosa amnésia retrógrada mal lhe deixou um indício de seu passado, e você ainda tem que decidir o quanto isso realmente o incomoda. Refaça seus passos. Encontre o que você perdeu. Junte quem você é das coisas estranhas e incríveis que você pode fazer ao perceber que não é o único que está procurando por você. Colete informações e determine quem pode ajudá-lo a decifrá-las. Forme seus próprios sentimentos sobre suas memórias ausentes e veja que caminho isso o leva para baixo.

Comentário pessoal: Título bastante pomposo. Mas a arte realmente não me atrai. Resta saber se a história compensa.

Disponível em: Steam

Bakumatsu Renka SHINSENGUMI

Desenvolvedor: Vridge Inc.
Gênero: Histórico, Ação
Plataformas: Windows e Nintendo Switch
Idioma: inglês, japonês e chinês

Sinopse: E se houvesse uma única garota no Shinsengumi? O que aconteceria? O jogo segue certos eventos na história de Shinsengumi como os lutadores de Sumo em Osaka, o assassinato de Serizawa, a batida no Ikeda-ya e assim por diante.

Comentário pessoal: O Japão realmente gosta de histórias envolvendo o Shinsengumi. Além da versão super escrachada em GintamaHakuouki é outro otome game com o mesmo tema. Lançado originalmente em 2004 para PS2 (sdds), agora recebe sua primeira tradução para o inglês.

Disponível em: Steam e Nintendo Store

IdolDays

Desenvolvedor: qureate
Gênero: Música, Romance
Plataforma: Nintendo Switch
Idioma: inglês, japonês e chinês

Sinopse: Um jovem que trabalha numa agência em Akihabara que administra grupos de idols foi encarregado de descobrir novas idols por seu chefe. O protagonista está perdido, descobrindo que meninas com talento para se tornar o tipo de idol que ele está imaginando são poucas e distantes. Ele está sentado derrotado em um banco de jardim quando encontra uma garota cantando para si mesmo enquanto alimenta alguns gatos. A canção da garota é delicada, mas sua voz o sacode até o âmago. Seu coração roubado em um instante, o protagonista se volta para a garota e tenta convidá-la para se tornar uma idol. Entretanto, a garota o recusa terminantemente, dizendo que a ideia é estúpida, só para depois desaparecer.

No dia seguinte, a protagonista é chamada ao escritório, onde fica sabendo que a filha do patrocinador foi contratada como funcionária e é designada para ser sua supervisora de treinamento. A menina que aparece diante do jovem desnorteado é a mesma que recusou sua oferta no dia anterior. O nome da garota é Tsubaki Akanesaki. Embora ela tenha tido vários empregos, ela foi demitida de todos eles por se meter em brigas. O que o destino tem reservado para um jovem que foi designado para treinar uma total delinquente?!

Comentário pessoal: A sinopse foi melhor do que eu esperava, considerando as imagens de divulgação. Mas não é o tipo de leitura que priorizo (e, de todo jeito, não tenho um Switch…).

Disponível em: Nintendo Store

Lanfordilegium – antologia de contos digitais

Imagem de divulgação de Lanfordilegium Imagem/Divulgação – Lanfordilegium/Laura Lanford

Desenvolvedor: Laura Lanford
Gênero: Mistério, Horror
Plataforma: Android
Idioma: português

Sinopse: Prepare-se para entrar num universo cheio de mistério e horror! Lanfordilegium é uma coleção com 4 contos de Laura Lanford, autora brasileira que já tem mais de 30 mil leituras de suas obras online, agora chega ao Android com recursos multimídia para proporcionar uma experiência única ao leitor. Sobre as tramas inclusas:
Harriet (Tânia Gaidarji) é uma advogada com seu próprio senso de justiça, uma mulher forte e inabalável.
Confúcio (Fábio Lucindo) é o apelido de um jovem que toma certas decisões erradas, culminando num destino surpreendente.
Selena (Fernanda Bullara) e Liam (Marcelo Campos) têm um relacionamento peculiar, pois somente se encontram dentro do cemitério.
Um vampiro (Wallace Raj) cheio de conflitos internos está à solta no início do Século XX, qual será o dilema desse homem misterioso?

Comentário pessoal: Mais um visual novel nacional com apoio de financiamento público! Fico bastante feliz por nossos talentos estarem conseguindo esse suporte e reconhecimento, já que é muito difícil trabalhar com audiovisual sem nenhum orçamento. Achei muito interessante a dublagem, que não só torna a obra mais acessível como também envolve nomes ótimos, como Fábio Lucindo (Syaoran de Sakura Card Captors, Killua de Hunter x Hunter, Ichigo de Bleach, Kuririn de Dragon Ball) e Tânia Gaidarji (Bulma de Dragon Ball, Ilumi de Hunter x Hunter, Yuuko de xxxHolic).

Disponível em: Play Store

Cross The Moon

Desenvolvedor: Patrick Rainville
Gênero: Fantasia, Terror
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox X/S
Idioma: inglês

Sinopse: Algo outrora grandioso está adormecido sob as ruas frias da capital isolada da Armorica, L’Amour. Quando dorme, sonha, e quando sonha, caça. Os destinos convergem quando a morte misteriosa de um jovem traz vampiros irmãos Aurore e Lux Amanite para um mundo de obsessão oculta e corrupção corporativa. Enquanto isso, o inspetor de polícia Ryouko Otsuki chega a L’Amour para encontrar uma cidade cuja identidade está tão cortada e quebrada quanto a sua própria…

Comentário pessoal: Tem uma estética bem original. Lançado originalmente para computadores, agora chega aos consoles atuais.

Disponível em: Nintendo Store, PlayStation Store e Microsoft Store

Wildfire – Ticket to Rock

Desenvolvedor: Visual Saga
Gênero: Música, Slice of Life, Drama
Plataforma: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Hanako é uma adolescente que prefere passar seu tempo jogando videogame com seus amigos. Ela é gentil, mas um pouco distraída e isso tende a colocá-la em apuros de vez em quando. No geral, sua vida está bem, mas ela está sentindo que falta algo. Um erro e um encontro casual forçam-na a sair de sua zona de conforto enquanto ela tenta se redimir. No final, ela se vê sendo a baixista de uma banda de rock junto com outras quatro garotas. Juntas, elas têm um objetivo comum: se apresentar em um festival de música em sua cidade, O Festival Wildfire.

Comentário pessoal: Vendo a arte, pensei que era um vn japonês, mas é ocidental mesmo. A premissa lembra muito aqueles filmes teens.

Disponível em: Steam e itch.io

Deep Lake: Prologue

Desenvolvedor: KairosGD
Gênero: Aventura, Mistério
Plataforma: Windows e Mac OS
Idioma: inglês e russo

Sinopse: Sali é um ex-fotógrafo de tribunal para a divisão criminal. Sua visão da realidade real nos parecerá estranha. A vida, como um processo, não lhe interessa. O objeto da pesquisa do herói é a manifestação da morte e tudo o que está relacionado a ela. Um acidente que aconteceu com Sali revela nele um dom misterioso. A aquisição de novas habilidades obrigou Sali a se tornar um agente das forças do outro mundo em nosso mundo. No desempenho de suas funções, ele se envolve involuntariamente em um violento confronto de seres necrológicos que pode levar ao seu terrível falecimento.

Comentário pessoal: Gostei do trailer, tem uma arte bem detalhada. Me parece ser o tipo de história que cairia bem com algumas mecânicas de investigação.

Disponível em: Steam e itch.io

RoboLife-Days with Aino

Desenvolvedor: Barance Studio
Gênero: Ficção científica, Comédia, Romance, Erótico
Plataforma: Windows
Idioma: inglês e chinês

Sinopse: Para se formar na Universidade AHROY, é preciso atualizar o andróide fornecido para mostrar sua contribuição à sociedade. No entanto, o meu foi feito em pedaços em um infeliz acidente, o que me levou ao local de despejo à procura de um sobressalente. Foi assim que conheci a Aino, e nossa história começa aqui. Quando a Aino abriu os olhos, a primeira ordem que ela recebeu está tentando me matar!?

Comentário pessoal: A arte é surpreendentemente bonita para um jogo independente, assim como a interface. Dá pra notar que é um vn que recebeu muito empenho. Mas o conteúdo sexual não me atrai muito.

Disponível em: Steam e JAST USA

Monstrous Lovers

Desenvolvedor: Man-Eater Games
Gênero: Boys Love, Fantasia
Plataforma: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês e espanhol

Sinopse: Monstrous Lovers é um romance visual bl com foco em encontros com monstros inspirados em filmes clássicos de terror. Escolha entre um vampiro, um lobisomem, um robô e um homem invisível! Jogue como Christopher Wells, um jovem funcionário do governo que foi recentemente transferido para Saint George, a cidade com a maior população de monstros do país. Infelizmente para ele, o escritório de São Jorge é sub-financiado e tem pouco pessoal, e nem todos estão felizes por ter que trabalhar com um humano.

Comentário pessoal: Arte bastante simpática, parece ser um vn bem fofo e divertido.

Disponível em: Steam

The Last Yandere: Cursed Dark

Desenvolvedor: Darius Immanuel D. Guerrero
Gênero: Ação, Terror
Plataforma: Windows e iOS
Idioma: inglês

Sinopse: The Last Yandere é protagonizado por um sobrevivente de câncer retornando lentamente seu caminho de volta à rotina normal de sua vida. Um dia, você faz amizade com uma dona de uma pastelaria excessivamente zelosa e fervilhante chamada Kara Gentner. Logo você percebe que Kara não é sua garota típica. Sua nova amiga é uma Yandere apaixonada?

Comentário pessoal: Essa é uma versão refeita de um vn de 2017. Em relação à arte, não sei se teve muito progresso porque não me agrada (parece a arte vetorial que eu fazia quando queria aprender ilustração :P). A atmosfera parece edgy demais também e não sou tão fã de yanderes. Realmente não chamou minha atenção.

Disponível em: Steam, itch.io e App Store

Oops, I said Yes?!

Desenvolvedor: Voltage Inc.
Gênero: Romance
Plataforma: iOS e Android
Idioma: inglês

Sinopse: Vivi uma vida divertida como mulher trabalhadora, mas depois de uma noite de bebida, me encontrei casada com uma colega de trabalho!? Um beijo de boas-vindas em casa, um anel no meu dedo… Eu não deveria sentir amor por um casamento por contrato, mas por que meu coração bate tão rápido? Um juramento e um registro de casamento mais tarde, o amor pode nascer do casamento?

Comentário pessoal: Acho que quase todos os meses aparece algo novo do Voltage, um dos principais criadores de vns voltados ao público feminino. Essa é uma nova história presente no app Love 365: Find Your Story.

Disponível em: App Store e Google Play

O Segredo de Henry 2

Desenvolvedor: Beemoov
Gênero: Romance
Plataforma: iOS e Android
Idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, português brasileiro e russo

Sinopse: Encontrar seu caminho não é fácil para Lyla… E viver uma história de amor com uma estrela é ainda mais difícil! Enquanto ela e Henri estiverem finalmente juntos, sem segredos, seu relacionamento será posto à prova. Entre a mídia, as turnês internacionais, e o novo interesse crescente de uma certa celebridade por Jay… Será que seu amor sobreviverá à vida estelar?

Comentário pessoal: Estou terminando de ler o primeiro vn, que conta como Henry e Lyla se conheceram. Apesar de não fazer meu estilo, acredito que tem seu público. É uma história de amor bem clichê, mas bem desenvolvida. E tem os mesmos criadores de Amor Doce, que é bastante famoso.

Disponível em: App Store e Google Play

Onigokko!

Desenvolvedor: ALcot
Gênero: Romance, Slice of Life, Comédia, Drama, Fantasia, Erótico
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês

Sinopse: Há muito tempo, o oni (demônio) recolheu muitos tesouros em uma ilha conhecida como Onigashima e Momotarou veio com seus três amigos para derrotar o oni e recuperar os tesouros. Agora, há um ladrão Ura que se diz ser o descendente do oni e que está roubando todos os tesouros. Seu nome atual é Keisuke, o protagonista desta história. No entanto, alguém fazendo-se passar por ele enviou um aviso e ele se pergunta quem é. Mas logo seu disfarce é descoberto quando os descendentes de Momotarou, Kintarou, Issun-boushi e Otohime também freqüentam Onigashima Gakuen. E assim nasce um conto de fadas moderno.

Comentário pessoal: Versão moe de figuras mitológicas japonesas… É, bem típico de vns.

Disponível em: JAST USA

Letters From a Rainy Day -Oceans and Lace-

Desenvolvedor: Lily spinel
Gênero: Girls Love
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês, japonês e chinês

Sinopse: Um dia, a popular estudante Mikoto Kurahashi recebe uma carta de chantagem ameaçando prejudicar sua irmã, Yumi Kurahashi, a menos que ela convide uma estudante do primeiro ano chamada Shiori Minato. No início, Mikoto pensa que é uma brincadeira, até que Yumi se machuca. Então, ela convida Shiori para sair, a fim de proteger sua irmã. Mikoto começa a sair com Shiori acreditando que ela é a chantagista. Ao mesmo tempo, Shiori luta para fazer com que Mikoto se envolva com ela.

Comentário pessoal: A arte é bem bonita e leve e, apesar de eu não curtir muito uma ter sido obrigada a namorar a outra, os motivos para a chantagem parecem ser interessantes por si só.

Disponível em: Steam

Doki Doki Literature Club Plus!

Desenvolvedor: Team Salvato
Gênero: Romance
Plataformas: Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox S/X
Idiomas: inglês, português brasileiro, chinês, coreano, russo, espanhol, japonês, francês, italiano e alemão

Sinopse: Boas-vindas ao clube! Escreva poemas para sua crush e vivencie o terror do romance escolar nesta história de horror psicológico aclamada pela crítica.

Comentário pessoal: Esse é com certeza o lançamento mais aguardado desse mês. DDLC foi lançado originalmente em 2017 e fez bastante sucesso por não ser exatamente o que parecia. Essa versão estendida deixou muita gente curiosa para ver quais serão as novas surpresas.

Disponível em: Steam, Epic Games Store, Serenity Forge, Nintendo Store, Microsoft Store e PlayStation Store

Outros lançamentos:

  • -Black Cherries-: Mulher tenta fugir de relacionamento abusivo e violento.
  • Thersanom: The Hidden Secret: Garota acorda em um mundo fantástico (obviamente, acompanhada por elfos bonitos).
  • Lovewood: Tenha uma vida tranquila e amável como o novo curandeiro de uma cidade medieval fantástica. Opção de escolha de pronomes e interesses românticos masculinos, femininos e não-binário.
  • Not Exactly A Hero: Jogue como o assistente de um super-herói. Lançado anteriormente para Android e agora para iOS.
  • Doomed Love: Namore monstros de Doom.
  • Youkai Poetry: A relação entre um romancista e uma garota misteriosa.
  • Rewrite: Cradles Tale: Patch de tradução para epílogo de Rewrite.
  • Torikago Seven Days: Tradução para o inglês feita por fãs. Você acorda em uma mansão sem memórias na companhia de uma garota que diz estar cuidando de você.
  • Kirakira stars idol project Ai: Ajude sua amiga de infância a ser uma idol de sucesso. Já lançado para Windows, vem agora para o Switch.
  • Slobbish Dragon Princess LOVE + PLUS: Fandisc de Slobbish Dragon Princess.
  • Romantic HOLIC! ~Dream Walker~Vn mobile sobre um app misterioso. Tradução para português aparentemente em produção.
  • Yumemi Melancholy: Uma garota cuida de você, mas ela parece ter algum problema. Tradução do japonês para o inglês feita por fãs.
  • Lovekami -Useless Goddess-: Protagonista ajuda a reabilitar uma deusa problemática que, obviamente, é uma menina fofa. Já lançado para PC e agora para o Switch.
  • Dimensional Prophecy of Zohar Redux Layer 1: Essence: História cyberpunk com sinopse um pouco complicada. Há muitas animações.
  • Little Lamb: Tradução do inglês para o espanhol. Versão dark da história da Chapeuzinho Vermelho.
  • M.A.I.D.s: Quatro empregadas que na verdade são aparelhos domésticos personificados (???).
  • A Summer’s End – Hong Kong, 1986: Tradução para o espanhol feita por fãs. GL com estética linda!
  • For Elise ~Elise no Tame ni~: Tradução para o espanhol de um vn dos anos 90. E é a primeira vez que é traduzido para algum idioma ocidental, nem em inglês existe tradução ainda.
  • Anise Flowers: Um anjo e uma fazendeira vivendo juntos.
  • Splinted Wings: Garota descobre ter poderes e tenta descobrir suas origens.

Artigos Relacionados

Comentários