Visual Novels: lançamentos de maio de 2021 – parte 2

Confira abaixo uma lista com os principais lançamentos de visual novel deste mês:

C14 Dating

Desenvolvedor:  Winter Wolves
Gênero: Romance, Slice of Life, Comédia
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês

Sinopse: Um simulador de encontros que combina arqueologia, amizades e amor. Você é Melissa Flores, uma estudante de antropologia do 3º ano que participa de um estágio de verão em arqueologia. A escola de campo é na Bélgica, a mais de 5000 milhas de distância de sua Califórnia natal! Ok, está um pouco fora de sua zona de conforto, e o fato de que você ficará em um país desconhecido por dois meses pode ser muito difícil, mas você não poderia deixar passar tal oportunidade de aprendizado! Você pode escavar em um autêntico local pré-histórico, onde descobriram restos mortais de Neandertal no passado. Talvez você desenterre alguns ossos, ou mesmo ferramentas que foram fabricadas por humanos primitivos. E, claro, você pode forjar amizades e encontrar romance durante sua estadia.

Comentário pessoal: Lançado em 2016 para computadores, chega agora ao Switch. Os desenvolvedores já têm um currículo extenso.

Disponível em: Nintendo Store

Alpha Hole Prison

Desenvolvedor: Y Press Games
Gênero: Boys Love, Ficção Científica
Plataforma: Windows, Mac OS e Linux
Idioma: inglês

Sinopse: O terráqueo Miguel Sanchez foi condenado a prisão perpétua em Alpha Hole, uma prisão espacial notória. Sua sobrevivência depende do uso de seus encantos para convencer um poderoso aliado a protegê-lo.

Comentário pessoal: O Y Press Games têm lançado muitos BLs ultimamente. Esse aparenta ter uma boa produção, incluindo até dublagem!

Disponível em: Steam e itch.io

The Sin

Desenvolvedor: Baba Nyura
Gênero: Terror, Fantasia
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês e russo

Sinopse: O romance visual “The Sin” é um eco do antigo folclore que permeia a vida dos habitantes da ex-URSS. Trevas que vieram do nada, e cultos arcaicos associados ao outro mundo de demônios e terrores, rastejando para a luz na janela com a chegada da noite. “The Sin” é um vórtice de problemas sociais agudos misturado com o misticismo silencioso das aldeias ameaçadas. Este é o medo do passado, coletado com base no verdadeiro trabalho de campo dos entusiastas da tradição local, que coletavam histórias populares sobre bruxas e sua conexão com o outro mundo. “The Sin” é um verdadeiro folclore místico sem bonecas matryoshka e balalaikas, assustando e fazendo você olhar para sua vida de uma nova maneira. Das imagens deprimentes de uma aldeia moribunda e seus habitantes à música ambiente sombria de artistas underground fazem com que aqueles que ainda estão tentando sobreviver em lugares onde tudo há muito morreu, mergulhem ainda mais profundamente no mundo do horror místico e do desespero profundo.

Comentário pessoal: A arte é bem sombria e a trilha sonora atmosférica. Parece ser uma ótima leitura, mas gostaria que a sinopse fosse menos vaga.

Disponível em: Steam

Beach Bounce Remastered

Desenvolvedor: Dharker Studios
Gênero: Slice of Life, Romance
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês

Sinopse: Tomoyo se encontra no balneário de sua avó Umi, ansioso por um grande verão onde ele possa finalmente colocar o passado para descansar e possivelmente levar sua vida adiante de uma maneira melhor. É claro que há sempre um detalhe… E agora, parece que suas férias de verão vão esfriar antes mesmo de começar. O único lado positivo são as muitas e belas funcionárias que trabalham no resort.

Comentário pessoal: Lançado para PCs em 2016 e agora relançado para Switch. Apesar dessa versão não ter conteúdo erótico por motivos óbvios, dá para perceber o foco no fan service.

Disponível em: Nintendo Store

Kings of Paradise

Desenvolvedor: Voltage Inc.
Gênero: Slice of Life, Romance, Drama
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês e japonês

Sinopse: A protagonista está começando uma nova vida depois de terminar um casamento de quatro anos quando seu marido a traiu. Ela agora vive como governanta de uma casa só para homens. Ela pensa que o amor verdadeiro não existe, mas talvez “o derradeiro homem” mude de ideia…?

Comentário pessoal: Disponível desde 2017 para celulares por meio do app Love 365: Find Your Story, será lançado agora para o Switch.

Disponível em: Nintendo Store

Casina: A Visual Novel set in Ancient Greece

Desenvolvedor: Neoclassic Games
Gênero: Comédia, Fantasia
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês, alemão, espanhol, italiano, russo, chinês, polonês, português brasileiro, português de Portugal e turco

Sinopse: Escrita pelo famoso comediante Plauto em 184 AC, Casina foi considerada uma das mais famosas e divertidas comédias da História Antiga. Casina, o romance visual, é o mais novo título da Neoclassic Games, trazido a você de um jeito moderno e colorido graças à Unity engine.

Comentário pessoal: A tradução para português e ser uma adaptação literária me deixam bem interessado, apesar de ainda não conhecer o original. Achei uma escolha de adaptação bem inusitada.

Disponível em: Steam

World’s End Club

Desenvolvedor: IzanagiGames
Gênero: Ficção Científica
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: japonês, alemão, inglês, espanhol, francês, italiano, coreano, holandês, português brasileiro, russo e chinês

Sinopse: Em uma escola primária em Tóquio, há um grupo chamado “Go-Getters Club”, formado por crianças de todo o Japão. Reycho e os outros membros são de alguma forma diferentes das outras crianças ao seu redor. Então, um dia, durante o verão… Enquanto estavam no ônibus para a viagem de classe, eles tiveram um acidente. Quando acordam, eles estão em um parque temático sob o mar. Reycho e os outros ficam presos dentro deste lugar estranho e há muito abandonado. De repente, do nada, aparece um palhaço misterioso e os ordena a jogar um “Jogo do Destino”! Antes que qualquer um deles possa descobrir o que está acontecendo, eles estão lutando por suas próprias vidas. Será que eles conseguirão sobreviver e sair deste lugar estranho?

Comentário pessoal: Novo vn de Koutarou Uchikoshi!! Para quem não conhece, ele é o criador das séries Infinity Zero Escape, sendo bastante elogiado e influente. Tenho ótimas expectativas.

Disponível em: Nintendo Store

A Little Lily Princess

Desenvolvedor: Hanabira
Gênero: Girls Love, Histórico, Romance, Drama
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox X/S
Idioma: inglês

Sinopse: Recém-chegada a um internato na Inglaterra vitoriana, Sara Crewe usa seu amor pelos livros e pelas narrativas para construir novas relações. Mas o que acontece com uma princesa de conto de fadas quando ela perde tudo?

Comentário pessoal: Adaptação do clássico A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett. Fez um relativo sucesso quando foi lançado para computadores em 2016 e está na minha lista de futuras leituras. Agora também pode ser lido pelos videogames da geração atual.

Disponível em: Nintendo Store, PS Store e Microsoft Store

Outros lançamentos:

  • Kaiju Crush: As waifus são kaiju.
  • CLANNAD Side Stories: Se o imenso CLANNAD original não for suficiente para você, leia essas histórias extras. Lançado em inglês para Windows em 2016, chega agora ao Switch.
  • Hitokata: Vila no interior, festa tradicional, assassinatos e ciclos temporais. Poderia ser Higurashi, mas é Hitokata. Detalhe: Hitokata foi lançado um ano antes de Higurashi. Tradução para o inglês feita por fãs.
  • Dangerous! TOO SWEET!!: Garoto se veste como uma garota para conseguir um papel em um vídeo, mas acaba descobrindo que os diretores são seus colegas de classe.
  • The Airline Romance: BL sobre dois pilotos de avião.
  • Garfpg: Garf Play the Game: Aparentemente é uma paródia de Garfield mas… Realmente não faço ideia do que se trata.
  • Les Fleursword: Otome game de fantasia com conteúdo adulto. Tinha sido lançado em inglês em 2017, mas a tradução foi bastante criticada. Agora, um grupo de fãs lançou uma nova tradução.
  • Natal Explorers: Visual novel nacional!!! Feito com financiamento público (!!!), tem a proposta de mostrar curiosidades históricas, culturais e científicas sobre Natal. Me parece uma versão brasileira (e sem fan service) de Go Go Nippon!
  • Void: Homem segue caminho sombrio em busca de vingança. Lançado originalmente em 2017, recebe agora tradução para o espanhol feita por fãs.
  • Rivals in the Reality Show: BL sobre integrantes de bandas rivais que participam de um reality show.
  • Devil’s Propose: Otome game mobile sul-coreano. Órfã passa pela tentação de se envolver com sete demônios.
  • My World Still Burns: Fanfic do ótimo anime Promare (quem não viu, recomendo bastante).
  • Divine Emergence: REtake: Tente responder a uma última questão após o fim do mundo. Lançado originalmente em 2020 e agora com tradução para espanhol.
  • The Blind Of The New World: Protagonista vive em um mundo onde usar implantes oculares de realidade aumentada é o normal. Ele, no entanto, é incapaz de utilizar esses implantes e sente como se vivesse em outra realidade. Excelente arte e adorei a sinopse!
  • Shark Riders: VN argentino, com uma estética bem diferente e narrativa com “alucinógenos”.
  • Love of Dragons: Namoro com três meninas-dragão.
  • Flowering Nightshade: Sequência de Blooming Nightshade.
  • Honey Sweet Lies: Um fofo clube de chá. Até que você vê a tag de terror e percebe que nada é o que parece.
  • Axiom Alternative II: Sequência de Axiom Alternative.

Artigos Relacionados

Comentários