Visual Novels: lançamentos do mês de abril 2021 – parte 1

Bem-vindos de volta a mais uma retrospectiva sobre o que foi lançado no mundo dos visual novels!

Caso vocês tenham visto a lista do mês anterior, devem ter percebido que foi um post bastante grande. Por isso, vamos escolher apenas alguns títulos para dar destaque e no final uma lista mais sucinta com lançamentos que podem ser interessantes, mas não nos chamaram tanta atenção.

Caso prefiram que voltemos ao formato anterior ou tenham alguma outra sugestão, por favor deixem nos comentários! Vamos lá?

Yuki’s Palpitating, Passionate, Phenomenal, and Quite Frankly Proficient Quest for a (Hot) Girlfriend!!!

Menu principal do visual novel Yuki's Palpitating, Passionate, Phenomenal, and Quite Frankly Proficient Quest for a (Hot) Girlfriend!!! milkkylemon/Divulgação

Desenvolvedor: mikkylemo
Gênero: Romance, Comédia, Girls Love
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
Sinopse: Ajude Yuki a conseguir uma namorada!!! (ou talvez três?)

Comentário pessoal: Sim, a sinopse diz nada de excepcional. Mas, tenho fraco demais por GLs com arte fofa para não dar destaque para esse.

Disponível em: itch.io

Seleos

Print do visual novel Seleos Circle Pegasi/Divulgação

Desenvolvedor: Circle Pegasi
Gênero: Fantasia, Romance
Plataforma: Windows
Idioma: inglês
Sinopse: Kore, uma nobre atribulada, conhece Seleos, uma divindade estranhamente útil. Pode ser ele quem irá resolver seus problemas?

Comentário pessoal: Otome game curto, arte me agradou bastante e a sinopse me deixou curioso.

Disponível em: itch.io

from that moment she neglected the world

Print do visual novel from that moment she neglected the world 4noki/Divulgação

Desenvolvedor: 4noki
Gênero: Fantasia, Romance, Girls Love
Plataforma: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
SinopseUma fada imortal pega uma discípula, criando-a para que um dia ela possa matá-la e cumprir o fim de uma profecia na qual a imortal deve morrer ou causar o fim do mundo.

Comentário pessoal: Outro GL com arte fofa para me alegrar. Esse tem também bastante influência da literatura clássica chinesa.

Disponível em: itch.io

Appetité Amor

Print do visual novel Appetité Amor Akua/Divulgação

Desenvolvedor: Akua
Gênero: Fantasia, Romance, Comédia
Plataforma: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
SinopseFianna é boa em qualquer coisa a que se dedica – o que geralmente envolve tentar maximizar suas estatísticas, inalar quantidades copiosas de comida e fazer o melhor para evitar entrar nas brigas da Guild House. Uma agradável reviravolta do destino a leva a encontrar Cafe Amor e seu chef – literalmente – de outro mundo, Leon. Junte-se a Fianna e Leon enquanto eles enfrentam bestas mágicas, entidades misteriosas e algo muito mais estranho e maravilhoso do que qualquer coisa que eles já enfrentaram: seu relacionamento crescente.

Comentário pessoal: Se as comidas forem tão detalhadas quanto os cenários, sei que vou morrer de fome lendo.

Disponível em: itch.io

Canvas Colors: In The Moving City

Print do visual novel Canvas Colors: In The Moving City Unfinished Circl/Divulgação

Desenvolvedor: Unfinished Circl
Gênero: Fantasia, Slice of Life
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês
Sinopse: Enquanto fazem entregas rotineiras em uma cidade móvel, a carteira Maggie e sua companheira Vale procuram uma casa que foi deixada para trás. Quem atende a porta daquela casa foi a última pessoa que qualquer um deles esperava.

Comentário pessoal: Julgando pela sinopse e pela arte me parece ser aquelas leituras bem leves, que nos deixam com uma sensação boa.

Disponível em: itch.io

Somewhere Better

Captura de tela do visual novel Somewhere Better TangledVirus/divulgação

Desenvolvedor: TangledVirus
Gênero: Romance, Fantasia, Girls Love
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
Sinopse: Lyra, uma bruxa armada que vive na fronteira, um lugar marcado pela destruição e fenômenos sobrenaturais, tem a tarefa de levar uma dupla de meninas mágicas através da terra para tentar salvar o mundo. Durante todo o tempo, ela as conhece, torna-se amiga delas e talvez, talvez, apenas veja que há mais na vida.

Comentário pessoal: Sim, Lyra é uma CANGACEIRA. Imagina minha cara quando reparei… Só fui entender quando vi que foi escrito por uma pessoa brasileira. Pena que foi escrito apenas em inglês, mas fiquei bastante interessado em ver essa mistura cultural de cangaço com mahou shoujo.

Disponível em: itch.io

Echo

Print do visual novel Echo Echo Project/divulgação

Desenvolvedor: Echo Project
Gênero: Terror, Furry, Mistério, Slice of Life, Drama, Boys Love
Plataformas: Windows, Linux, Mac OS e Android
Idioma: inglês
SinopseEcho é uma pequena cidade isolada e deserta, localizada no sudoeste do país. Já viu dias melhores; seus negócios estão fechando e a população diminuindo. Durante as férias da primavera, Chase, uma jovem lontra que cresceu em Echo, está de volta para um projeto escolar que visa documentar um evento na década de 1920 que pode ter levado ao estado atual da cidade. Ele se juntou a cinco amigos, que cresceram com ele em Echo, aproveitando a oportunidade para ter um pequeno reencontro. Infelizmente, Chase começa a perceber que suas lembranças de Echo podem ter sido um pouco otimistas. Estar de volta à cidade desenterra memórias antigas e dolorosas; segredos que levam a fendas no grupo que ferve sob a superfície por anos. Além disso, Chase começa a perceber que a própria Echo pode ter seus segredos. Memórias estranhas e inexplicáveis que ele sempre culpou por uma imaginação infantil hiperativa podem não ter sido imaginadas de forma alguma.

Comentário pessoal: Estava em desenvolvimento por um tempo e finalmente teve sua história concluída. Nem gosto de furry, mas a sinopse me pareceu promissora e li comentários bem entusiasmados.

Disponível em: itch.io e Patreon

DRAMAtical Murder

Desenvolvedor: Nitro+Chiral
Gênero: Ficção Científica, Boys Love
Plataforma: Windows
Idioma: inglês
SinopseMidorijima. Situada ao sul do Japão, esta bela ilha já foi um lugar onde as pessoas viviam em harmonia com a natureza. Então a Corporação Toue assumiu o controle, expulsando a maioria dos residentes da ilha e forçando aqueles que não partiriam a viver na sombra da Platinum Jail, um megarresort murado onde os ricos chafurdam em luxo. Aoba é um jovem que vive com sua avó no antigo bairro residencial, o último refúgio do povo de Midorijima. Enquanto seus colegas se unem a gangues e lutam pelo domínio das ruas ou mergulham no jogo da realidade virtual Rhyme, Aoba trabalha meio período em uma loja de sucata e espera apenas que sua vida pacífica dure. Mas coisas estranhas estão acontecendo em Midorijima, e Aoba logo terá que lutar… ou perder tudo o que lhe é querido.

Comentário pessoal: Famoso BL que já foi até adaptado para um (não muito bem recebido) anime! Já existia uma tradução feita por fãs, mas agora foi lançado oficialmente fora do Japão. A versão da Steam não tem conteúdo sexual, mas há um patch para restaurar esse conteúdo.

Disponível em: Steam e JAST USA

Musicus!

Desenvolvedor: Overdrive
Gênero: Slice of Life, Drama, Romance
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês e japonês
Sinopse: Kei costumava frequentar uma famosa escola secundária com intenção de um dia se tornar um médico como seus pais, mas ele parou por um período devido a certas razões e agora está estudando em meio período. Embora sua jornada tivesse se tornado mais difícil, ainda era possível voltar ao caminho certo. Entretanto, após conhecer muitos tipos diferentes de pessoas que ele não havia encontrado anteriormente e perceber que havia tanta coisa no mundo que ele não sabia, ele começou a questionar que futuro ele realmente desejava.

Comentário pessoal: O Overdrive tem um currículo com alguns nomes conhecidos, como EdelweissKira☆Kira Go! Go! Nippon!. Ainda li nada deles, mas há uma reputação. A versão Steam não possui conteúdo sexual.

Disponível em: Steam e MangaGamer

Island

Desenvolvedor: Frontwing
Gênero: Romance, Comédia, Slice of Life
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês e japonês
Sinopse: Urashima é uma pequena ilha, longe do Japão continental. É uma verdadeira utopia, abençoada com uma rica beleza natural. Mas a ilha abriga um passado difícil, e está prestes a ser apagada, silenciosamente, da história.

Comentário pessoal: A Frontwing é famosíssima pela série Grisaia, que estou lendo no momento. Mas, como o escritor é diferente, não acho que vá ter tantas similaridades assim. Foi adaptado para anime em 2018 pelo estúdio feel. e lançado em inglês para Windows no mesmo ano.

Disponível em: Nintendo Store

Canvas Colors: In The Moving City

Print do visual novel The Mermaid of Zennor ebi-hime/Divulgação

Desenvolvedor: ebi-hime
Gênero: Drama
Plataformas: Windows e Linux
Idiomas: inglês e alemão
SinopseLilac é miserável. Ignorada por seus pais insensíveis e intimidada por seus colegas na escola, a jovem se vê completamente sozinha. A única pessoa em quem Lilac se sente capaz de confiar é seu irmão mais velho, Jesse, mas ela não o tem visto no que parece uma eternidade. Quando ela descobre que seu irmão voltará para casa no Natal, por fim, não consegue conter sua excitação… Mas seu irmão, como ela logo descobre, não está sozinho. Uma mulher estranha ludibriou seu coração em sua ausência, e Lilac encontra seu já frágil estado mental se desfiando ainda mais rápido. Ela sabe que deve libertar seu amado irmão das garras desta malvada feiticeira, custe o que custar, se ela quiser ser feliz novamente – mas até onde ela está disposta a ir…?

Comentário pessoal: Li só um visual novel de ebi-hime e já adorei seu estilo! Além de escrever muito bem, ela consegue contar histórias bem marcantes, ainda que curtas. Normalmente ela escreve GLs, o que não parece ser o caso aqui… Imagino que ela está experimentando outros tipos de história.

Disponível em: Steam e itch.io

A Monster’s Insight

Imagens do visual novel A Monster's Insight Arkicade/Divulgação

Desenvolvedor: Arkicade
Gênero: Mistério
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
Sinopse: Você é um monstro conhecido como o “língua prateada”. Seu objetivo é simples: convencer os terrores cósmicos mais poderosos a roubar suas almas e governar o mundo.

Comentário pessoal: Como alguém com formação em Comunicação e Letras, me chama muito a atenção um jogo sobre palavras. A arte e a trilha sonora são as cerejas do bolo. Quem gosta da mitologia criada por Lovecraft pode curtir também.

Disponível emitch.io

Maelstrom: A Yaoi Visual Novel

Desenvolvedor: Y Press Games
Gênero: Boys Love, Ficção Científica, Drama
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês
SinopseO soldado desonrado Demetri é exilado para Secren, um mundo perigoso e desprovido de mulheres. Os terráqueos são menores e mais fracos do que os homens violentos de Secren. A única esperança de sobrevivência de Demetri é unir-se a um companheiro forte que possa amá-lo e protegê-lo. Baseado na série de romances da autora Yamila Abraham.

Comentário pessoal: Não conhecia essa série de livros. Parece ser popular lá fora mas ainda não soube de publicação nacional. Pode ser uma boa leitura para quem curte BLs (ainda que eu preferisse uma premissa em que o protagonista não se visse obrigado a se relacionar com outros homens, e sim por vontade própria né?).

Disponível em: Steamitch.io

Demonheart

Desenvolvedor: Rolling Crown
Gênero: Fantasia
Plataformas: Android
Idiomas: inglês, alemão, russo, italiano e português de Portugal
Sinopse: Bright é uma jovem mulher de uma cidade pequena e pacífica. Chegaram tempos sombrios para sua família, mas felizmente, ela tem o favor da famosa curandeira-bruxa Orchid. Benevolente, calma e amada por todos, Orchid esconde segredos sombrios que Bright começa a desvendar. Bright é arrastada para um mundo de escuridão e traição.

Comentário pessoal: Disponível para computadores desde 2018, chega agora ao Android. A ambientação parece ser mais sombria e pesada que o comumente encontrado em vns com protagonismo feminino.

Disponível em: Google Play

HIKEBACK

Print do visual novel HIKEBACK Clown Dream/Divulgação

Desenvolvedor: Clown Dream
Gênero: Terror
Plataformas: Windows, Linux, Mac OS e navegadores
Idioma: inglês
Sinopse: HIKEBACK é um pequeno romance visual sobre confiança, auto-sabotagem e ciclos intermináveis. Você jogo como um motorista passando por uma estrada de montanha à noite, quando avista alguém pedindo carona. Como você procede determina não apenas o seu destino e do estranho de olhos arregalados que você encontra, mas seus destinos combinados através de múltiplos planos de existência. Em um ciclo que parece atormentá-lo pela INFINIDADE, quanto tempo levará para que você finalmente chegue ao LIMITE? Você vai encontrar o melhor final que procura? Ou você sucumbirá ao que o destino tem reservado para você?

Comentário pessoal: Sinopse bem interessante e a arte tem um estilo bizarro que pode ser bem atmosférico. Captou meu interesse.

Disponível em: itch.io

Legends of Talia: Arcadia

Desenvolvedor: Winged Cloud
Gênero: Fantasia, Drama
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch
Idioma: inglês, alemão, espanhol, japonês e chinês

Sinopse: Há mais de dez anos, um dragão atacou a Vila Freycross. Arcadia estava lá na época, e poderia ter salvo as vidas dos aldeões – mas não salvou. A aldeia ardeu até o chão, e quase todos os aldeões pereceram. Arcadia pode ter sido uma heroína, mas aqueles que sobreviveram ao ataque a Freycross Village se ressentiram dela. Eles a odeiam. Eles até a querem morta.

Comentário pessoal: Fantasia bem tradicional com o detalhe não muito inovador de ter personagens hipersexualizadas. A surpresa foi ser lançado para o PS5. Uma versão para computadores existe desde 2017.

Disponível em: PlayStation Store e Nintendo Store

Pale Cachexia

Desenvolvedor: Argent Games
Gênero: Terror, Drama
Plataformas: Windows, Linux, Mac OS e Android
Idioma: inglês
SinopseNesta história gótica sobre laços profundos e um mistério arrepiante, uma jovem chamada Esther se aventura nas profundezas de uma floresta esquecida. Lá, ela busca uma cura potencial para sua misteriosa doença: uma praga sanguinolenta conhecida como a Cachexia Pálida. Mas quando Esther encontra Seina, que vive sozinha em um imponente casarão, as duas meninas são atraídas uma pela outra em um conto de amizade, tristeza e amarga solidão. Sua história é sombreada pelos segredos sombrios do casarão e de seu cemitério, que assombra Esther mesmo em seus sonhos mais profundos.

Comentário pessoal: A arte captura a atmosfera melancólica muito bem, só falta ler e descobrir se a escrita está no mesmo nível.

Disponível em: Steam e itch.io

ALTDEUS: Beyond Chronos

Desenvolvedor: MyDearest
Gênero: Ficção Científica, Drama
Plataforma: PlayStation 4
Idiomas: inglês, alemão, francês, japonês e chinês
Sinopse: Um romance visual VR ambientado cerca de 300 anos após os eventos de Tokyo Chronos, em um mundo onde a humanidade busca refúgio no subsolo de criaturas mortíferas conhecidas como Meteora. ALTDEUS: Beyond Chronos tem mais interatividade com o jogador do que seu predecessor e apresenta dublagem completa tanto em inglês quanto em japonês.

Comentário pessoal: Visual novel em VR? Tá aí uma coisa que eu gostaria de experimentar. Pena não ter o equipamento para isso… Lançado originalmente para Windows no final do ano passado.

Disponível em: Site oficial

Emily is Away <3

Desenvolvedor: Kyle Seeley
Gênero: Drama, Comédia, Romance
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês
SinopseEmily is Away <3 é uma história totalmente nova ambientada em uma velha e nova mídia social. Inscreva-se na Facenook, envie alguns pedidos de amizade e escolha seu caminho através da narrativa de ramificação. Emily <3 se esforça para contar uma história que só pode ser experimentada na Facenook. Personalize seu perfil e veja como os outros personagens reagem. Converse com vários amigos, novos e antigos. Tudo o que você fizer ajudará a determinar o resultado de seu último ano.

Comentário pessoal: Tenho minhas críticas à série Emily is Away, mas uma coisa que admiro muito é como o autor consegue passar uma sensação forte de nostalgia. Enquanto os anteriores contaram histórias por meio de programas de chat, nesse há uma simulação do Facebook. Estava no aguardo há bastante tempo!

Disponível em: Steam e itch.io

Abaixo, veja mais alguns lançamentos do mês:

  • MYTHI-Kilig RomanceVisual novel com a proposta de divulgar elementos do folclore filipino. Aparentemente, foi escrito em uma mistura de inglês e tagalo.
  • Canadian Higurashi: Paródia de Higurashi. Contém spoilers!
  • A Pinch of Magic: Fantasia urbana com opções de aparência de protagonista, pronome e gênero.
  • Is Lupin Still Flirting?: Fanfic BL do clássico Lupin. Eu conheço pouco dele, vi apenas o filme de Miyazaki, mas fiquei com vontade de ler só pela beleza dessas aquarelas.
  • O Melhor Eroge de Todos: Tradução para o português de um vn de 2007. Li faz um tempo e lembro de ser divertido (principalmente se você curtir um humor que não se leva a sério).
  • Contemporary Gods: O mundo está acabando e você precisa fazer com que os deuses Capitalismo, Mídia Social e Identidade se unam. Protagonista com nome, gênero e pronomes customizáveis.
  • Night in the Devil’s Den: Amelia confessa estar apaixonada e acaba entrando em perigo. Suas escolhas devem salvá-la.
  • Kikokugai -Reichin Rinrinshan-: Visual novel que ainda não li, mas é bem famoso e tem o selo Nitroplus de trauma garantido. Já existem várias traduções de fãs há bastante tempo, mas agora podem ler também o remake em espanhol.
  • Maid of Chapelle Bleue: Empregada passa a tomar conta de castelo com mistérios. Arte bem diferente, lembra os desenhos animados ocidentais.
  • Witch Soup: Você acorda em um castelo enquanto um bruxo tenta te cozinhar. Curto e com vários finais.
  • doubts: Ambientada na Alemanha dos anos 20, conta a história de uma mulher questionando se seu namorado guarda algum segredo. Proposta interessante e arte bonita, toda em tons de marrom.
  • My Loving Wife: Escolha o gênero do protagonista e tenha uma vida feliz com sua esposa.
  • A Forsaken Place: Otome Game de fantasia, a protagonista invoca um príncipe demônio e precisa lidar com ele.
  • Curiosity: O protagonista é um gato (literalmente) e há vários enigmas. Também lançado para android.

O que acharam desses lançamentos? Comente caso tenha ficado interessado em algum desses visual novels ou queira ler algum deles sendo resenhado aqui no Minuto Otaku.

Artigos Relacionados

Comentários