Visual Novels: lançamentos do mês de março 2021- parte 1

Banner do visual novel Blooming Buds

Visual novels costumam ser bastante desprezados no meio gamer. Por um lado, é compreensível. Não costumam ter mecânicas de jogabilidade muito complexas e são tão focadas na história e na leitura que a experiência se parece mais com a de um livro digital.

Mas é por isso mesmo que essas obras me fascinam! Em minha pesquisa de mestrado, analisei os visual novels como uma forma de Literatura e ressaltei como a combinação de imagens, sons, textos e interação são capazes de proporcionar momentos únicos.

Por esse motivo, inauguro aqui no Minuto Otaku essa série onde trago para vocês um pouco dos lançamentos de cada mês. Lembrando que, por fins de organização, vou incluir apenas obras completas (ou seja, que não sejam demonstrações ou versões alfa ou beta). Também incluirei apenas visual novels em inglês, espanhol ou português, que são idiomas mais conhecidos por nós, brasileiros. Obras nukige, que são focadas inteiramente na pornografia, também serão vetadas para a gente manter uma lista que evite conteúdo que possa ofender ou incomodar alguns usuários.

Lockdown

Print do visual novel Lockdown

Desenvolvedor: CrunChester e Pryzmat
Gênero: Slice of Life
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idiomas: inglês e polonês

Sinopse: Nossas vidas não são como antes. Todos devem se acostumar a um novo modo de vida. Você está preso dentro de quatro paredes, mas isso não significa que não possa passar seu tempo livre de forma criativa! Mas a questão permanece. O que você deve fazer hoje?

Comentário pessoal: A gente está passando por um momento bem difícil e é claro que isso inspiraria muitas obras. Fiquei bastante interessado! É nessas obras independentes que encontramos muitas vezes ideias boas e criativas.

Disponível em: itch.io

Operation: Val-O-Gram

Print do visual novelOperation: Val-O-Gram

Desenvolvedor: Chumpette
Gênero: Comédia
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Runa é a nova garota na escola, então ela está um pouco confusa com toda essa coisa de “fazer amigos”. Quem não ficaria confuso quando as saídas de ventilação são assombradas, seus colegas estão recriando a revolução francesa nos banheiros da escola e o conselho estudantil é dirigido por um chuunibyou sedento por poder com 1,27 m de altura? Completamente contra a sua vontade, Runa continua uma admirável (e louca) busca para salvar o Dia dos Namorados em nome do amor. Ou de outra coisa. Ela não está tão interessada nessa ideia.

Comentário pessoal: A arte me parece fofa e a sinopse lembra aqueles filmes adolescentes bem bobos, mas divertidos. Acho que vale a pena conferir.

Disponível em: itchi.io

The Colors Of Love

Desenvolvedor: Crimson R Games
Gênero: Romance
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: “The Colors of Love” narra a história de um adolescente que não sente emoções. Ele é saudável, tem dois bons amigos, pais amorosos e se sai bem na escola. No entanto, ele se sente vazio. Sente que a vida é entediante. Que, mesmo estando bem, não é suficiente. Isso até que ele finalmente se apaixona pela primeira vez em sua vida. Que tipo de coisas novas ele vai experimentar? Será que ele encontrará alguma motivação graças a seu novo interesse amoroso? Será ele capaz de superar os obstáculos que a vida tem reservado para ele?

Comentário pessoal: A arte não me chamou tanta atenção, mas pode ser um visual novel bom ou ruim dependendo bastante da escrita. Pela premissa, pode tanto cair em algo piegas quanto ser uma história interessante.

Disponível em: itch.io

Blooming Buds

Print do visual novel Blooming Buds

Desenvolvedor: Astrigera
Gênero: Romance, Girl’s Love, Slice of Life
Plataformas: Linux, Mac OS, Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Quando o sol nasce para mais um Dia dos Namorados na Blooming Buds Flower Shop, Viola deve preparar tanto a si mesma quanto a loja para aqueles que procuram mostrar seu amor a alguém. E que melhor maneira há de mostrar que seu amor está florescendo do que com um buquê de flores?

Comentário pessoal: Girl’s Love gratuito com arte fofa? Com certeza darei uma lida.

Disponível em: itch.io

Tales From The Under-Realm: Hazel

Desenvolvedor: Winter Wolves
Gênero: Fantasia, Girls Love
Plataformas: Windows, Linux
Idioma: inglês

Sinopse: “Tales from the Under-Realm: Hazel” é um visual novel sombrio yuri que se passa no mundo de fantasia de Aravorn (já visto em jogos como “Loren The Amazon Princess”). Capturada, a bruxa Hazel acorda em uma prisão em algum lugar em Aravorn. Porém, ela não está sozinha. Trancada na cela ao seu lado está uma assassina chamada Sasha, que é tão letal quanto bonita. Mas será que Hazel pode confiar nela só porque eles estão numa situação semelhante? A alternativa é colocar sua fé na paladina que a está interrogando. Embora essa opção esteja longe de ser ideal, Hazel não pode deixar de sentir uma conexão especial com Tori. Mas será que está apenas na cabeça dela? Ou ela pode realmente usar esse vínculo para escapar?

Comentário pessoal: Ainda li nada desse universo, mas gostei da premissa. Se tiver uma história boa, e não apenas sexualização, pode ser legal. Uma versão para maiores tinha sido lançada mês passado no itch.io, mas agora chegou na Steam também com uma versão sem conteúdo adulto.

Disponível em: Site oficial, itch.io e Steam

Ayakashi: Romance Reborn Dawn Chapter & Twilight Chapter

Desenvolvedor: Voltage Inc.
Gênero: Militar, Histórico, Fantasia, Romance
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês e japonês

Sinopse: Sua vida outrora pacífica é virada de cabeça para baixo quando uma varinha mística desperta seus poderes latentes como uma Adivinha Onmyouji. Os espíritos Ayakashi, atraídos por esta nova força, têm notícias surpreendentes para você: a Capital está sob ataque de criaturas malignas conhecidas como Wraiths. Somente você e seus companheiros espíritos Ayakashi têm o poder de salvar a cidade e acabar com o flagelo dos Wraiths! Fortaleça seus laços, proteja aqueles que ama e descubra os segredos que o une a todos…

Comentário pessoal: Já estava disponível para Android e iOS em inglês desde 2019, mas agora chega uma versão para Nintendo Switch. Não conhecia essa empresa, mas vi que ela já tem um currículo looooongo de visual novels mobile. Chamou minha atenção.

Disponível em: Nintendo Store

Gnosia

Desenvolvedor: Petit Depotto
Gênero: Ficção Científica, Mistério
Plataforma: Nintendo Switch
Idioma: inglês

Sinopse: Os Gnosia mentem. Fingindo ser humanos, eles se aproximam, enganam e enganam e depois erradicam cada pessoa nas proximidades do universo, uma vítima de cada vez. A tripulação de uma nave espacial à deriva, enfrentando uma misteriosa e mortal ameaça conhecida como “Gnosia” e não tendo a menor ideia de quem entre eles é realmente o inimigo, formula um plano desesperado de sobrevivência. Os mais suspeitos entre eles serão colocados em “sono frio” um a um, num esforço para livrar completamente a nave dos Gnosia. Entretanto, é quase impossível dizer se cada pessoa colocada em sono frio foi realmente Gnosia – ou simplesmente um pobre e infeliz bode expiatório, sacrificado pelos Gnosia para sua própria sobrevivência. Os humanos podem sair vitoriosos? Ou será que a humanidade está condenada…?

Comentário pessoal: Lançado no Japão em 2019 para o PlayStation Vita, só agora chega ao Ocidente e só no Switch. O que é uma pena, já que gostei bastante da proposta, mas não tenho esse console. Tem personagens de gênero não-binário, o que torna tudo ainda mais interessante. A distribuição foi da Playism, que já trabalhou com algumas coisas bem interessantes, como The Silver Case e VA-11 HALL-A.

Disponível em: Nintendo Store

Therapy with Dr. Albert Krueger

Desenvolvedor: dino999z
Gênero: Terror
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, coreano, português brasileiro, russo, turco e chinês [uau]

Sinopse: O trabalho tem parecido mais cansativo do que de costume? Seu humor, confuso e inquieto? Perdeu a confiança para falar quando quer? Então parece que você precisa de nossa nova patente. ★TERAPIA DOS SONHOS★! A genialidade do Dr. Krueger brilha novamente com suas mais novas sessões terapêuticas revolucionárias. Permita que o novo tratamento de Krueger enfrente os casos mais difíceis de distúrbios mentais (revisão pelos pares pendente) e medos em nosso mundo em constante mudança. A genialidade não está apenas nas técnicas impressionantes de Krueger como terapeuta, mas também no que ele chama de “Terapia dos Sonhos”, combinando a tecnologia revolucionária dos neurônios com seus princípios terapêuticos mais próximos.

Comentário pessoal: A tradução em português por si só já seria uma bom motivo para dar uma chance, mas também amei a estética em pixel art. O que me deixa com um pé atrás é saber que há alguns jumpscares

Disponível em: itch.io

Hereafter

Desenvolvedor: ZS Studios
Gênero: Fantasia, Histórico, Terror
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Protagonista que foi brutalmente assassinada deve oferecer uma confissão de seu assassino a fim de passar para o outro lado. Seus testes começam de novo após sua morte. Caminhe ao seu lado nesta história de traição, conspiração e amor.

Comentário pessoal: A sinopse é interessante, mas a arte não me conquistou muito. Fiquei surpreso com o currículo desse estúdio, já trabalharam em muita coisa (mas nada muito famoso).

Disponível em: itch.io

Are You Certain About That?

Desenvolvedor: NyanBacon
Gênero: Comédia, Paródia
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Acompanhe a história de Ellie e Wanda enquanto eles trabalham para capturar uma espécie misteriosa, The Wumpus, usando seus novos poderes mágicos “científicos”.

Comentário pessoal: Sinceramente, não tenho muito o que comentar. A arte não me agradou muito e a sinopse é vaga demais para criar algum interesse. Mas o grupo desenvolvedor já tem algumas obras no currículo, talvez eu confira algum dia.

Disponível em: itch.io

Encore -Summer-

Desenvolvedor: Noraneko Games
Gênero: Romance, Drama
Plataformas: Windows, Mac OS, Linux e Android
Idioma: inglês

Sinopse: A trama gira em torno de Yuri, uma estudante do ensino médio que tem uma queda por um colega de classe, Hideki. Eles passam tempo um com o outro, mas é difícil chamar os dois de pouco mais do que conhecidos. Yuri espera mudar isso durante o festival de verão que está sendo realizado em sua cidade. Ele, entretanto, apresenta-a a outra garota, Mitsu, que Yuri vê como uma ameaça ao relacionamento que ela quer cultivar. Enquanto ela quer nada mais que esquecer a situação, Yuri se vê obrigada a ver Hideki se apaixonar por Mitsu enquanto ele a esquece.

Comentário pessoal: Foi lançado inicialmente em 2018, mas agora teve arte refeita e algumas edições textuais. Dramas de romance adolescente normalmente não me agradam muito, então ler esse não é uma prioridade minha. Mas tem uma arte agradável e é sempre bom ter vns gratuitos para Android.

Disponível em: itch.io e Google Play

Romeo Must Live

Desenvolvedor: Little Black Book Entertainment
Gênero: Comédia, Romance
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Verona, 1570 – Romeo Montague tem um grande problema, ele se apaixonou pela bela filha da nobre família que rivaliza com a sua. Buscando encontrar uma maneira de assegurar para si um final feliz (e esperançosamente sem sangue), ele formula um plano louco mas astuto que poderia levá-lo a se casar com o amor de sua vida ou a dormir no fundo de um lago! Cabe a você garantir que nosso querido protagonista viva para ver seu próprio casamento!

Comentário pessoal: Como alguém que fez mestrado em Literatura e que, inclusive, tem artigo publicado sobre adaptação de Shakespeare em visual novel (cof cof), será que preciso dizer o quanto fiquei interessado nesse??? O que me deixa com um pé atrás é o estúdio, eles têm mais experiência com obras eróticas.

Disponível em: Steam

Paper Shakespeare: Very Naked Hamlet

Desenvolvedor: Stegalosaurus Game Development
Gênero: Comédia
Plataforma: Windows, Linux
Idioma: inglês

Sinopse: Todos nós já tivemos aquele pesadelo em que estamos de volta à faculdade, no palco, nus e absolutamente reprovados na apresentação de Hamlet. Agora isso está na forma de um videogame! Você acorda em um estranho dormitório e antes que você perceba, você é empurrado para uma semana de emoção shakespeariana, calafrios e literatura! Sobreviva a semana inteira e espere acordar deste pesadelo dramático, onde você vai para a escola durante o dia, mas participa de uma peça de teatro que você continua esquecendo as falas à noite!

Comentário pessoal: Ok, outra adaptação de meu querido Shakespeare? Impressionado. Esse pode ser bem divertido e os desenvolvedores já têm uma boa experiência adaptando obras dele. Só não sei se tudo vai se reduzir a sexo ou se teremos uma adaptação interessante mesmo (mas não acho que supere a ótima To Be or Not to Be).

Disponível em: Steam

Dungeon Friends

Print do visual novel Dungeon Friends

Desenvolvedores: Dea e Froggy
Gênero: Fantasia
Plataforma: navegador
Idioma: inglês

Sinopse: Junte-se a Pepsi e Fritte em sua aventura enquanto viajam por um calabouço habitado por algumas figuras excêntricas.

Comentário pessoal: Olha, a sinopse é tão sucinta que nem consigo formular uma opinião. Esse ser o primeiro trabalho dessa dupla também não ajuda. Mas, o público parece ter achado bastante divertido.

Disponível em: itch.io

Payphone (tradução por fãs)

Desenvolvedor: Katou Takumi
Gênero: Mistério
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Depois de uma longa noite de bebida, você acorda trancado dentro de uma cabine telefônica isolada. Tudo o que você tem em seu nome são três moedas de 10 ienes. É isso aí. A única maneira de você sair é com suas palavras. Então… para quem você liga?

Comentário pessoal: Tradução feita por fãs do vn Koushuu Denwa, fiquei bastante interessado pela premissa. Sendo curto e gratuito, com certeza darei uma conferida.

Disponível em: The July Society

Exclusively Yours: An Office Affair

Desenvolvedor: Voltage Inc.
Gênero: Romance
Plataformas: iOS e Android
Idioma: inglês

Sinopse: Você é uma assistente executiva a partir de hoje! Os charmosos e talentosos executivos e um rival que aparece do nada querem saber: de quem você quer ser assistente?

Comentário pessoal: Outro lançamento da Voltage no mês. Mas esse me interessou bem menos que Ayakashi. Ele pode ser lido por meio do app Love 365.

Disponível em: App Store e Google Play

Love In Lockdown – Ella Version

Desenvolvedor: Melancholy Marionette

Gênero: Romance, Ficção Científica

Plataformas: Linux, Mac OS e Windows

Idioma: inglês

Sinopse: É o ano de 2025 no Reino Unido. Passaram-se 5 anos desde o lockdown inicial do coronavírus e, com a disseminação gradual de novas variantes perigosas, a vida ainda está longe do que era. Lutando contra uma batalha perdida sem um fim certo à vista, o governo investiu bilhões de libras em novas tecnologias para ajudar os lares de adultos solteiros da Grã-Bretanha, lutando para lidar com o estado de isolamento perpétuo. Você foi selecionado para participar de uma nova onda de testes sobre a eficácia do último modelo sintético. Conheça a ELLA, sua assistente de isolamento de emergência.

Comentário pessoal: Hmmm sentimentos mistos. Por um lado, acho bem legal como essa situação que a gente está vivendo tem inspirado artistas. Por outro, é uma ficção próxima DEMAIS da realidade para um momento tão pessimista. Mas, ainda fiquei curioso.

Disponível em: itch.io

Gwan Moon High School : The Ghost Gate

Desenvolvedor: Studio AWE
Gênero: Mistério, Terror
Plataformas: Linux, Mac OS e Windows
Idiomas: inglês e coreano

Sinopse: Uma escola secundária construída sobre um portal recebendo sinais do mundo espiritual; os espíritos se fortalecem com a lua escura. Para ver se as histórias de fantasmas da escola são verdadeiras, para recuperar as coisas que eles deixaram na escola… Estudantes do ensino médio vão à escola no meio da noite por suas próprias razões e começam a entrar em pânico quando vêem fantasmas. Eles não são capazes de encontrar amigos que foram lá juntos, e também não conseguem sair da escola. Os alunos tentam revelar a verdade da história dos fantasmas com poucas pistas.

Comentário pessoal: Sinopse bacana e parece ter umas mecânicas de interação interessantes. Fiquei curioso (apesar de torcer pra não ter muito jumpscare).

Disponível em: Steam

Hakuouki SSL ~Sweet School Life~ (não oficial)

Print do visual novel Hakuouki SSL com tradução em inglês

Desenvolvedor: Design Factory Co., Ltd., Otomate
Gênero: Romance
Plataformas: PlayStation Vita e navegador
Idioma: inglês

Sinopse: Primavera, uma estação de bênção para novos encontros. Yukimura Chizuru bate às portas de uma academia particular, que até então tinha sido uma escola para meninos. Entretanto, a partir deste ano, a Academia Hakuou abre seus portões para a co-educação e Chizuru é a única aluna feminina matriculada. Assim, começa seu primeiro ano. Esta história é um trabalho de spin-off de Hakuouki ~Shinsengumi Kitan~.

Comentário pessoal: Ainda não li Hakuouki, mas vi uns filmes e gostei bastante. Mas esse me parece ser algo voltado só a fãs mesmo. A tradução para o inglês foi feita por fãs, que além de disponibilizarem um patch também transcrevem todo o texto da obra em seu site.

Disponível em: Hakuouki SSL Fan Translation

Snapshot

Desenvolvedor: Studio Madeleine Chai
Gênero: Fantasia
Plataformas: Windows, Linux, Mac OS e navegador
Idioma: inglês

Sinopse: Magia e ciência. Passado e futuro. Mas o que dizer do presente? A herdeira de uma antiga família mágica usa uma câmera especial para desvendar o passado – tanto da história, quanto de si mesma.

Comentário pessoal: Tem uma premissa interessante, pode valer a pena ler. É baseado em um conto já publicado no Wattpad.

Disponível em: Steam e itch.io

The Game For Skippers

Desenvolvedor: Octillion Entertainment
Gênero: não encontrei indicação e não consigo supor pela sinopse
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Um pequeno romance visual sobre uma pessoa que quer ter conquistas.

Comentário pessoal: Ou é algo genial e surpreendentemente bem escrito ou uma enorme porcaria. Não consigo imaginar como algo entre esses dois extremos. Prefiro esperar opiniões de outras pessoas antes de ler.

Disponível em: Steam

Reversal

Desenvolvedor: YUU
Gênero: Terror, Suspense
Plataformas: Linux, Mac OS e Windows
Idioma: espanhol

Sinopse: A infame estudante transferida se aproxima de você e de suas duas amigas com um pedido incomum: ela afirma ser uma exorcista e quer que você a ajude a erradicar os maus espíritos por trás da recente série de desaparecimentos misteriosos. Você vai acreditar nela e segui-la até um prédio abandonado?

Comentário pessoal: Sempre fico curioso com vns de terror, mesmo sendo uma pessoa extremamente medrosa. Esse foi lançado originalmente em japonês em 2018 e só agora teve uma tradução feita por fãs.

Disponível em: Chaos Gate Team

Scarlet Heels

Print do visual novel Scarlet Heels

Desenvolvedor: waffrus
Gêneros: Mistério, Terror
Plataforma: navegador
Idioma: inglês

Sinopse: A Investigadora Particular Marion está atuando hoje como consultora da polícia. Bem, neste caso, é principalmente entrevistar uma trupe de dançarinas, a maioria frequentando a escola só de meninas local. Um incidente peculiar aconteceu em seu teatro de dança, e só se torna mais estranho a partir de então.

Comentário pessoal: A arte é bonita, em preto e branco. Lembra um pouco xilogravuras. Pode ser uma leitura gostosa para uma tarde de tédio.

Disponível em: itch.io

Purrfect Apawcalypse Invert Frontier!

Print do visual novel Purrfect Apawcalypse Invert Frontier!

Desenvolvedor: RAWFISH
Gênero: Terror
Plataformas: Windows e Mac OS
Idiomas: inglês e japonês

Sinopse: Miles, um jovem gênio, está perturbado com o recrutamento de Oscar e a perseguição de Daisy. Um dia, Daisy nota que a porta do porão da escola está aberta e ela leva Miles para o porão. Eles passam por um misterioso portal que aparece lá e o que encontram é… uma outra dimensão assustadora! Oscar e um misterioso cachorro perdido se juntam a eles em uma grande aventura através de outra dimensão! Será que eles poderão voltar ao seu mundo natal em segurança?

Comentário pessoal: Sequência de uma fanfic de um vn que nunca ouvi falar. O estilo me lembrou um pouco Happy Tree Friends com essa mistura de gore com furries fofinhos. 

Disponível em: itch.io

E esse foi nosso post com os lançamentos desse mês lotado. O que acharam? Ficou interessado em algum deles? Gostariam de ler a review de algum aqui no Minuto Otaku? Conte para a gente nos comentários.

Clique aqui para ler a parte 2 desse artigo.

Artigos Relacionados

Comentários