Visual Novels: lançamentos do mês de março 2021- parte 2

Print do visual novel Synergia

Continuando a primeira parte dos lançamentos que tiveram no mês de março, nessa série onde trago para vocês um pouco dos lançamentos de cada mês. Lembrando que, por fins de organização, vou incluir apenas obras completas (ou seja, que não sejam demonstrações ou versões alfa ou beta). Também incluirei apenas visual novels em inglês, espanhol ou português, que são idiomas mais conhecidos por nós, brasileiros. Obras nukige, que são focadas inteiramente na pornografia, também serão vetadas para a gente manter uma lista que evite conteúdo que possa ofender ou incomodar alguns usuários.

The Last Act

Desenvolvedor: Snowhaven Studios
Gêneros: Mistério, Romance
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: The Last Act é um visual novel sobre uma jovem chamada Sarah, que aspira a ser a protagonista de uma peça. Ela finalmente consegue sua grande chance, mas depois incidentes sobrenaturais perturbadores começam a acontecer ao redor do teatro. Tudo o que ela queria era uma noite de abertura esmagadora, mas ao invés disso, ela pode quebrar a perna… LITERALMENTE. Com a ajuda do adorável e simpático fantasma Silas, do detetive Gavin, e de sua cética co-estrela Joshua, ela talvez consiga resolver o mistério antes de sua estreia!

Comentário pessoal: Gostei da premissa e, pelo que vi, boa parte dos personagens são negros ou possuem peles em tons escuros, o que ainda é um pouco raro em vns. Acho que vale a leitura.

Disponível em: Steam e itch.io

I’m Sure It’s All My Fault (tradução por fãs)

Desenvolvedor: Melon
Gêneros: Suspense, Romance
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: O plano era simples: ignorar todas as mensagens, conseguir uma nova namorada e seguir em frente com a vida. Com certeza ela entenderia… Certo?

Comentário pessoal: Tradução feita pelo grupo The July Society (o mesmo de Payphone) do vn japonês Kitto Zenbu Watashi no Sei. Não tinha ouvido falar, mas o grupo tradutor justifica sua escolha desse projeto e foi o suficiente para me convencer a querer ler. Tudo (escrita, arte, música) foi feito por uma única pessoa, o que por si só já é impressionante. Obras assim normalmente acabam pecando em algum aspecto, mas aparentemente esse não foi o caso aqui. O The July Society elogia bastante e diz que há bastante coesão entre seus elementos.

Disponível em: The July Society

My Dream Sport Dating Simulator

Desenvolvedor: Curse Box Studios
Gênero: Comédia
Plataforma: Linux
Idiomas: inglês e espanhol

Sinopse: Você gosta de esportes? Você realmente, realmente gosta de esportes? O suficiente para namorar um deles? Não?… Bem… isto é embaraçoso. Se você mudar de ideia, ah, nós temos o jogo para você. Torne-se o próximo grande esporte, viva sua melhor vida escolar, e namore até sete outros esportes neste visual novel maluco.

Comentário pessoal: Quem acompanha a cultura otaku deve saber que o pessoal AMA objetos, ideias e conceitos antropomorfizados como moços e moças bonitos. É o que vemos aqui. Pode ser tão bizarro que fique divertido. A edição Windows está disponível desde o mês passado, mas agora temos a Linux.

Disponível em: itch.io

Synergia

Desenvolvedor: Radi Art
Gêneros: Romance, Ficção Científica
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation Vita
Idiomas: inglês, espanhol e chinês

Sinopse: Cila, uma policial veterana com problemas de raiva não espera nada mais da vida além do cheiro de ozônio, das luzes de neon e do sempre presente vapor de bueiros. Pelo menos, até uma amiga substituir seu housedroid quebrado. Avançada, mais eficiente e notavelmente perceptiva, a unidade M.A.R.A. começa a penetrar no exterior endurecido de Cila e possivelmente até curar as velhas feridas de sua nova dona – se Cila conseguir decifrar o pesadelo recorrente que o processo traz. Logo, Cila e Mara forjam um vínculo único, mesmo que às vezes desconfortável. Enquanto suas vidas começam a encontrar um novo normal, o gigante tecnológico Velta Labs fica sabendo da existência de Mara e tem um misterioso interesse na andróide. Uma guerra diferente de todas as outras está se formando, seus jogadores estão sendo silenciosamente selecionados e o destino de uma andróide pode significar a diferença entre paz, guerra, o florescimento de uma nova religião, ou uma singularidade tecnológica além da compreensão.

Comentário pessoal: Lançado para Windows, Linux e Mac OS no ano passado, chega agora ao Nintendo Switch e ao PlayStation 4. E nossa, que arte linda! Me despertou interesse só por isso. Também gostei bastante da sinopse, mas tenho receio de que prometa demais e entregue pouco.

Disponível em: Nintendo Store e PlayStation Store

Magical Otoge Iris

Banner divulgando visual novel Magical Otoge Iris

Desenvolvedor: batensan
Gêneros: Romance, Comédia, Fantasia
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Iris trabalha como uma Purificadora, uma pessoa que ajuda os espíritos a se moverem para a vida após a morte. Esta é uma história que esperamos ter comédia, romance e coração. No mínimo, terá muitos trocadilhos e piadas sobre óculos.

Comentário pessoal: A arte é bem bonita e vi que tinha muita gente aguardando o lançamento desse vn (uma demo já tinha sido lançada em 2016). Fiquei interessado, mas pena que para comprar no itch.io é feita uma conversão direta do dólar (e sabemos que o dólar anda nada acessível ultimamente né?).

Disponível em: itch.io

Root Film

Desenvolvedor: Kadokawa Games
Gênero: Mistério
Plataformas: PlayStation 4 e Nintendo Switch
Idioma: inglês

Sinopse: O jovem cineasta espirituoso Rintarou Yagumo está envolvido em um novo projeto de TV – uma produção misteriosa em Shimane que também serviu como promoção turística para a prefeitura. Já se passaram 10 anos desde que o piloto original foi filmado, e enquanto o projeto foi descontinuado por razões desconhecidas, os planos para um renascimento parecem estar em andamento. Uma das características deste projeto é que é uma competição entre três cineastas, e cada cineasta filma usando uma atriz diferente como protagonista. Yagumo está entusiasmado em saber que os outros dois cineastas são diretores famosos. Em pouco tempo, Yagumo e os membros da equipe se dirigem para conhecer a cidade, mas um assassinato ocorre em seu destino…

Comentário pessoal: Root Film faz parte da mesma série do vn √Letter, mas não parece que há necessidade de ler um para entender o outro. Mas, ambos se passam na cidade de Shimane e utilizam cenários e locais reais presentes lá. Eu já li √Letter e, infelizmente, foi uma experiência decepcionante o bastante para não ter muito entusiasmo com esse novo título. A produção era boa e eu realmente fiquei com vontade de conhecer Shimane, mas a escrita era péssima, com um protagonista detestável e uma história sem emoção e coerência. Pelo menos em Root Film há outro escritor. Mas não coloco minha mão no fogo.

Disponível em: PlayStation Store e Nintendo Store

9-nine-:Episode 4

Desenvolvedor: Palette
Gênero: Fantasia, Romance
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês, japonês e chinês

Sinopse: Este é o quarto jogo da série 9-nine- da Palette. 9-nine- acontece na cidade de Shiromitsugawa, onde um terremoto quebra um artefato sagrado do Santuário da Serpente Branca, liberando itens semelhantes a jóias que conferem aos seus detentores os poderes especiais chamados “Artefatos” de um mundo paralelo.

Comentário pessoal: Não conhecia essa série, mas a sinopse é promissora. A versão da Steam não tem conteúdo sexual, mas há um patch que habilita essa parte do jogo.

Disponível em: Steam e Denpasoft

Venus: Improbable Dream

Desenvolvedor: Borealis
Gênero: Drama, Slice of Life, Romance
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Kakeru Akane não é seu jovem padrão de 17 anos. Graças a uma desfiguração que ganhou ao nascer, ele passa seus dias lutando com a ansiedade social e desejando ser invisível.  Tudo muda para ele quando ele é colocado no clube de música depois da escola, numa tentativa de tirá-lo de sua concha. É aqui que ele conhece Haruka Fujiwara, uma tímida deficiente com um dom para a música. Quando os dois começam a se conectar, Kakeru se lembra de como é ansiar por amigos, ter confiança em si mesmo e, o mais importante, ter um sonho. Será que Kakeru será capaz de enfrentar verdadeiramente seus medos interiores de uma vez por todas, e alcançar algo que ele nunca pensou ser possível? Isso depende de você!

Comentário pessoal: Gostei da premissa, é possível contar uma história inspiradora com esse material. Mas espero que não seja um dramalhão.

Disponível em: Steam e itch.io

I Love You!

Desenvolvedor: Shiobara Shinogi
Gênero: Romance
Plataformas: Windows, Mac OS e navegadores
Idioma: inglês

Sinopse: Um jogo sobre a vida cotidiana no ensino médio com o conceito de “mangá shoujo com inversão de papéis de gênero”. Ajudar os meninos a carregar coisas pesadas, agarrando-os quando estão prestes a cair de tropeçar e carregando-os nos braços ou costas. Todos aqueles clichês shoujo, mas com os papéis invertidos.

Comentário pessoal: Ri só de imaginar aquelas situações ridículas que vejo em animes e mangás shoujo com papéis invertidos. Parece ser divertido.

Disponível em: itch.io

Sentimental Trickster

Desenvolvedor: Yaoi a GoGo
Gênero: Romance, Boys Love
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Sentimental Trickster o coloca no comando da Haru e de todas as escolhas importantes à frente. Para ser honesto, seu protagonista não está certo de ter feito as escolhas certas até agora. A única coisa de que ele tem certeza é que ele está perdido. Talvez a mudança para uma cidade grande não tenha sido uma ideia tão boa afinal de contas? Especialmente quando sua pensão está no meio de uma floresta negra e grande. Bem, pelo menos ele conhece um cara gostoso que lhe mostra o caminho. Agora a única coisa a fazer é começar a frequentar as aulas, formar-se e tornar-se independente… isto é, se você conseguir mesmo ganhar a vida depois de terminar uma faculdade de artes.

Comentário pessoal: Não sou tão fã da arte, mas BLs são sempre bem-vindos. E estar perdido na vida é algo completamente identificável!

Disponível em: Steam e itch.io

Shizuku No Oto (tradução por fãs)

Desenvolvedor: aiueo Kompany
Gênero: Mistério, Terror
Plataforma: Windows
Idioma: espanhol

Sinopse: Manten Aquarium, um lugar secreto aninhado na cidade. Mayumi Nakanobe e Himeno Tamagawa investigam a lenda urbana sussurrada no ensino médio. Quanto da lenda urbana foi baseado na verdade? Onde a água se transforma em sangue, onde o fantasma do curador morto nada… Onde Mayu pode se reunir com sua jovem irmã desaparecida…. Onde um incidente trivial leva a uma briga entre os melhores amigos…. Onde uma escolha pode ser feita para se separar… Mayu e Hime confrontam as muitas tragédias do aquário. Neste verão, você vai visitar o aquário também?

Comentário pessoal: Já foi lançado em inglês há uns bons anos com o título Sound of Drop -fall into poison-. Eu já tinha achado a sinopse interessante, tanto que cheguei a comprar, mas ainda não comecei a ler. Agora, um grupo de fãs lançou uma tradução em espanhol (aqui), mas, além do inglês, também está disponível em japonês, francês, russo e chinês.

Disponível em: Steam e GOG

Resident Evil 4: Otome Edition (fanfic)

Desenvolvedor: Shimmersoft
Gênero: Comédia, Paródia
Plataformas: navegadores, Windows
Idioma: inglês

Sinopse: 2004. Foi o ano em que milhões de jogadores assumiram o papel de Leon S. Kennedy, o agente secreto novato que virou policial, enquanto viajava para a Espanha rural em busca de Ashley Graham, a filha desaparecida do presidente. Um momento decisivo no jogo, Resident Evil 4 foi uma reinvenção tanto de sua série quanto de seu gênero – sem mencionar uma festa infernal. Mas todos nós conhecemos a história de Leon. E a de Ashley? Para os jogadores do Resident Evil 4, ela é, na melhor das hipóteses, um objetivo; na pior das hipóteses, uma responsabilidade. Uma engrenagem humana em uma máquina de jogo bem lubrificada. Mas e se ela fosse mais do que isso? E se ela fosse uma pessoa interessante, empurrada para um mundo louco com homens mais loucos? Como ela narraria este pesadelo e por quem ela realmente se apaixonaria?

Comentário pessoal: Eu nunca joguei Resident Evil 4 e acho improvável que algum dia jogue. Não que ele me pareça ruim, eu só sou medroso demais para esse tipo de jogo. Mas já ouvi falar muita coisa sobre ele, inclusive a péssima fama que Ashley tem. Não sei se ela tem algum fã, mas pode ser engraçado pelo absurdo da proposta.

Disponível em: itch.io

Dark Onirisme

Desenvolvedor: Overtired_FOX
Gênero: Terror
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idiomas: inglês e francês

Sinopse: Você quer fazer de sua vida seu maior sonho? “O ‘ONIRISME 3000’ está prestes a ficar disponível para todos. Esta invenção científica vai permitir que você deixe sua triste realidade e se junte aos seus sonhos mais belos… ou às suas fantasias mais sombrias. Entretanto, o ‘ONIRISME 3000’ só precisa passar por alguns testes antes de ser vendido. Seja paciente, é só para amanhã”! Três crianças acordam em um lugar estranho, onde tudo é sem sentido. Elas não se lembram por que estão aqui, mas sabem que têm que encontrar uma saída. Na verdade, muitos perigos estão à espreita na escuridão.

Comentário pessoal: Achei a sinopse interessante e a arte é bem… Peculiar, misturando fotografias com desenhos em cores saturadas. Talvez o incômodo visual seja proposital. Acho que vale a pena conhecer.

Disponível em: itch.io

Twilight Town: A Cyberpunk Day In Life

Print do visual novel TWILIGHT TOWN: A CYBERPUNK DAY IN LIFE Sigyaad Team/Divulgação

Desenvolvedor: Sigyaad Team
Gênero: Ficção científica
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Você joga como Ikuro, um viciado em jogo que procura alimentar seu outro vício em sua esposa robô A.I personalizada. Mas, claro, outras coisas inesperadas acontecem pelo caminho, nesta cidade de crepúsculo eterno.

Comentário pessoal: A arte tem um toque pixel art bem charmoso e eu gosto da ambientação cyberpunk, mas waifus robôs não me atraem tanto. Ficarei de olho para ler opiniões do público.

Disponível em: Steam

Scandal In The Spotlight

Desenvolvedor: Voltage Inc.
Gênero: Romance
Plataforma: Nintendo Switch
Idiomas: inglês e japonês

Sinopse: A boyband mais quente do Japão! Cinco membros se apresentam, mas o sexto – o letrista – nunca mostra seu rosto. Entretanto, seu súbito desaparecimento forçou VOCÊ a tomar seu lugar!

Comentário pessoal: Terceiro vn da Voltage só nesse mês, uau. A sinopse me parece bem típica de otome games, o que não me atrai tanto. Mas sei que tem seu público. Foi lançado há alguns anos para dispositivos mobile pelo app Love 365: Find Your Story e agora chega ao Switch.

Disponível em: Nintendo Store

Mazm: The Phantom Of The Opera

Desenvolvedor: MazM
Gênero: Romance, Drama
Plataforma: Windows
Idiomas: inglês, espanhol, japonês, coreano, russo e chinês

Sinopse: Décadas após o caso “Fantasma da Ópera” que abalou a casa de ópera parisiense, um detetive visita o local para desvendar a verdade sobre o Fantasma. Descubra o segredo escondido na casa de ópera, coletando notas de rodapé e investigando personagens! “Ele” está em toda parte. “Ele” pode ver tudo. E “ele” está observando você…. Testemunhe o evento chocante sobre o amor e o ódio ardentes.

Comentário pessoal: Outra adaptação! A arte é bem fofa e, pelo que vi, você interage mais que em vns tradicionais. Me parece que vale a pena conferir! Uma versão mobile já tinha sido lançada em 2018, mas agora chega ao Windows.

Disponível em: Steam

Romance of Raskya

Desenvolvedor: Basileus
Gênero: Romance, Drama, Ação
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: A cidade de Dagara está em chamas. Durante anos, as legiões de Raskya mataram e saquearam suas terras, buscando glória e a adição de novo território ao seu império no sul. Em meio a tudo isso, dois amantes procuram se reunir. Um soldado fora dos muros sabe que sua amada é mantida refém por dentro, e que se seu lado vencer, ela morrerá horrivelmente no massacre que certamente se seguirá. Ele procura salvá-la acima de tudo, mesmo trabalhando para minar seu próprio lado a fim de aumentar suas chances de sobrevivência. Dentro da cidade, ela recebe mensagens codificadas dele, pois elas coordenam um plano para se reunirem e escaparem juntos do derramamento de sangue.

Comentário pessoal: A arte é belíssima e por si só já chamou minha atenção. Mas não sou um grande fã do tema.

Disponível em: itch.io e em breve na Steam

Dressing to Impress a (Probably Not?) Magical Prince(-Like Transfer Student)!

Desenvolvedor: littlerat
Gênero: Comédia, Slice of Life
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idiomas: inglês e espanhol

Sinopse: É a noite do baile da escola… e o (provavelmente não) príncipe mágico(um aluno transferido) está chegando! Lottie nunca se vestiu para um baile escolar antes, mas tudo tem uma primeira vez, certo?! Ajude Lottie a se preparar para o baile para que ela possa ter o melhor de sua vida!

Comentário pessoal: A arte é fofa, mas um pouco simples demais. Me parece algo mais interessante para um público mais jovem ou para quem quer algo mais inocente mesmo. Já tinha sido lançado em inglês faz um tempo, mas agora está disponível em espanhol!

Disponível em: itch.io

Stud Or Spud

Desenvolvedor: The Digitato
Gênero: Comédia, Boy’s Love
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Você já se perguntou como seria namorar capangas degenerados que se aproximam rapidamente do ponto na vida em que deveriam ser bem ajustados e contribuintes estáveis da sociedade, mas não o são? Bem, nós temos o jogo para você!

Comentário pessoal: É muito difícil comentar qualquer coisa quando o criador sequer divulga prints do próprio jogo… Me parece ser uma paródia, mas não tenho como comentar nada além disso.

Disponível em: itch.io

Boyfriend in Space

Desenvolvedor: Lucky Star Games
Gênero: Ficção Científica, Romance, Boys Love
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Não é fácil de lidar quando o amor de sua vida está a 384.402 km de distância. Quando Blaine vai em uma missão espacial para explorar o outro lado da lua, seu namorado Finn fica na Terra. O desejo rapidamente se transforma em uma obsessão danosa. O objetivo é sobreviver a mais cinco meses de longa distância, mas pouco sabe Finn que o verdadeiro problema amoroso começará logo após o retorno de Blaine. Os dois podem confiar um no outro depois de tantos meses separados? Finn precisa desesperadamente de uma promessa, mas será que Blaine alguma vez se sentirá pronto para lhe dar isso?

Comentário pessoal: Eu normalmente teria ótimas expectativas por um BL que discute problemas normais de relacionamento com uma ambientação sci-fi. Mas, ser um vn pago com um único final e com uma arte que não me agradou muito… É, não vai pro topo de minha lista.

Disponível em: itch.io

The Snowdrop Diaries

Desenvolvedor: Ananke Keirin
Gênero: Drama, Mistério
Plataforma: Windows
Idioma: inglês

Sinopse: Criada pelas freiras dentro das paredes do mosteiro, Nellie cresceu sendo uma sonhadora que adora ler livros antigos. Ela sente que suas amadas lendas estão tentando avisá-la sobre o retorno de um antigo monstro assassino. Será que ela será capaz de salvar as pessoas de quem gosta quando elas dizem que os monstros não são reais?

Comentário pessoal: Gostei da identidade visual e da premissa, mas é um kinetic novel. Ou seja, sem escolhas, com apenas um único final. É meio desanimador, mas antes ter um desfecho bem construído (o que espero que seja o caso) que vários finais insatisfatórios.

Disponível em: itch.io

Better Half

Print do visual novel Better Half Nemlei/Divulgação

Desenvolvedor: Nemlei
Gênero: Fantasia, Boys Love
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Uma tentativa mal orientada de curar sua depressão com magia, leva Thiu a ter que viver com seu outro eu. Os magos são aparentemente tão pouco confiáveis quanto você. E agora?

Comentário pessoal: Tem um vn, Jack-in-a-Castle, que eu comprei mas ainda não li. Quando vi Better Half, soube de cara que era dos mesmos criadores. Eles têm um estilo bem marcante. Estou positivamente surpreso também com a quantidade de BLs nesse mês.

Disponível em: itch.io

Eternal Flower: Prologue

Desenvolvedor: Altila
Gênero: Fantasia
Plataformas: Windows, Linux e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: No seu aniversário, Scarlet recebeu de seu pai um relógio de bolso que ele dizia ser a réplica do [Chronos Watch], o relógio que pode voltar atrás no tempo. Devido a esse relógio, seus dias de paz chegaram ao fim.

Comentário pessoal: O “Prologue” no título dá a entender que esse é o primeiro capítulo de uma história maior. Como é um projeto independente, feito por hobby, dá um receio de não continuarem. Ao mesmo tempo, sinto que é mais fácil desistirem se não perceberem que há pessoas lendo.

Disponível em: itch.io

Monster Café

Print do visual novel Monster Café neonpolygon/Divulgação

Desenvolvedor: Neon Polygon
Gênero: Fantasia, Slice of Life
Plataformas: Windows e Mac OS
Idioma: inglês

Sinopse: Quando de repente você perde seu emprego em circunstâncias misteriosas, fica aliviado ao descobrir que uma cafeteria local está contratando – apesar de não se lembrar de ter visto esse café em particular antes de hoje… Mas Mosspoint é uma cidadezinha esquisita onde o estranho faz parte da vida. Receba pedidos de alguns dos estranhos frequentadores do café, aprenda sobre suas vidas (surpreendentemente mundanas) e talvez crie um pouco de amizade no processo.

Comentário pessoal: Surpreso com a arte! Nem parece ter sido feito para um Game Jam, é tão profissional. Me parece ser o tipo de vn que deixa um gosto de “quero mais” quando acaba.

Disponível em: itch.io

E esse foi nosso post com os lançamentos desse mês lotado. O que acharam? Ficou interessado em algum deles? Gostariam de ler a review de algum aqui no Minuto Otaku? Conte para a gente nos comentários.

Clique aqui! Para conferir a primeira parte desse artigo

Artigos Relacionados

Comentários