Mangá sobre Katsushika Hokusai chega ao Brasil

A editora Pipoca e Nanquim revelou no dia 30 de Novembro de 2020, em uma live com o canal Universo HQ a publicação no Brasil da bibliografia de Katsushika Hokusai, em forma de mangá, escrita e ilustrada Shotaro Ishinomori.

Hokusai foi um artista, pintor e gravurista japonês, nascido em Tóquio entre os anos de 1760 a 1849, ficou conhecido mundialmente por suas xilogravuras das Trinta e seis vistas do monte Fuji, entre elas a enigmática A grande Onda de Kanagawa. Hokusai é considerado por muitos o precursor dos mangás, sendo o próprio termo utilizado primeiramente pelo artista em 1814 para designar livros de “rascunhos excêntricos”.

O ideograma 漫 “Man” tem um significado primário de “involuntário” e possui um significado secundário de “moralmente corrupto”. Já o ideograma 画 “Ga” significa imagens. Crédito/Imagem Katsushika Hokusai

 

Seu famoso livro Hokusai Mangá, retrata movimentos e expressões corporais típicas do povo japonês em uma sequência entre os desenhos dava a impressão de continuidade e movimento, que serviram como fonte de inspiração aos modelos estéticos e estilistas de quadrinhos no Japão.

Já Shotaro Ishinomori é um mangaká de prestígio que iniciou sua carreira como assistente de Osamu Tezuka (Deus dos Mangás). Shotaro é mais conhecido por sua obra Kamen Rider do gênero Tokusatsu e as primeiras séries Super Sentai (Himitsu Sentai Gorenger e JAKQ Dengeki Tai). Shotaro Ishinomori faleceu em 1998, aos 60 anos e embora seja um consagrado artista no Japão essa é sua primeira obra em mangá a chegar em solo Brasileiro.

A obra com título Hokusai foi publicada originalmente em 1987 pela editora Sekai Bunka, dividida em três edições, mas dessa vez será lançada em um volume único no primeiro semestre de 2021. Informações sobre valores ainda não foram divulgadas.

Capas Edição Japonesa 1987 – Editora Sekai Bunka

Referências

Animes e Mangás: Os embaixadores culturais do Japão

Anime e mangá

Pipoca & Nanquim publicará biografia em mangá de Katsushika Hokusai feita por Shotaro Ishinomori

https://www.bbc.com/portuguese/geral-41055922

Artigos Relacionados

Animes e Mangás: Os embaixadores culturais do Japão

O ano é 2016, o evento mundial de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro é celebrado, como de costume a chama do espírito olímpico é passada adiante as futuras gerações e ao país sede. Nesse épico momento, um teaser anuncia mundialmente Tokyo como cidade sede das Olimpíadas de 2020. A passagem não poderia ser mais característica da cultura Kawaii , que o primeiro ministro do país emergindo de um cano do jogo Super Mario Bros.

Comentários