Sanrio e PwC se unem para investigar a “ciência da felicidade”

A Sanrio Entertainment Co., Ltd. e a PwC Consulting anunciaram  no dia 20 de maio um projeto de pesquisa conjunto para investigar a ciência da felicidade. Exatamente, segundo eles o objetivo é “aumentar a felicidade do mundo dissecando completamente a orgulhosa cultura kawaii do Japão“. Mais especificamente, o projeto analisará como os consumidores reagem a imagens kawaii (fofas) e suas implicações na neurobiologia.

Kawaii é um termo japonês utilizado para se referir a coisas “fofas”, como por exemplo personagens como a Hello Kitty, criação do grupo Sanrio. O projeto visa responder algumas perguntas: o que exatamente se passa na mente de uma consumidora tipicamente cética quando ela compra um produto da Hello Kitty? Quais são os fatores que tornam algumas pessoas receptivas ao kawaii e outras hostis? Como o kawaii está relacionado à saúde do cérebro e como pode ser usado para melhorar o bem-estar das pessoas?

O “mecanismo do kawaii”

Imagem/Divulgação

Os designers do projeto dizem que estão determinados a quebrar o que chamam de “o mecanismo do kawaii”, incorporando o conhecimento da ciência da felicidade e a ciência do cérebro. A equipe de pesquisa usará um equipamento de ressonância magnética (Magnetic Resonance Imaging) desenvolvido através do programa ImPACT Yamakawa do Cabinet Office, para mapear a atividade do cérebro kawaii e compará-la com o BHQ (Brain Healthcare Quotient), um índice de gerenciamento de saúde cerebral.

O projeto Sanrio / PwC terá como base o trabalho de figuras importantes na pesquisa da felicidade, como Ed Diener, da Universidade de Illinois, criador da “escala de satisfação com a vida”, e Takashi Maeno da Escola de Graduação em Design e Gerenciamento de Sistemas da Universidade Keio que desenvolveu uma teoria em torno dos “quatro fatores da felicidade”.

A PwC Consulting já tem experiência no que chama de “marketing da felicidade”, ajudando as empresas a atrair os consumidores e construir relacionamentos sustentáveis ​​ao explorar sua receptividade à “felicidade”. Enquanto o grupo Sanrio Entertainment é uma empresa japonesa que projeta, licencia e produz produtos kawaii.

Em busca da Felicidade

Imagem/Divulgação: Parque temático Harmony Land

A Sanrio diz que tem a missão de criar e disseminar “entretenimento kawaii”, entregar gentileza e aumentar a felicidade do mundo. Eles afirmam que planejam usar suas descobertas  para melhorar a experiência do cliente em seus parques temáticos, Sanrio Puroland em Tama, Tóquio e Harmony Land na prefeitura de Oita. Ambos os parques temáticos se tornaram populares ao permitir que os visitantes interajam com os personagens da Sanrio. Eles esperam que as descobertas ajudem a “trazer ainda mais sorrisos aos clientes”.

Já a PwC Consulting está claramente interessada no que as empresas podem aprender com a Hello Kitty. A empresa afirma: “Gostaríamos de criar novas oportunidades de negócios, colaborando com várias empresas e organizações e incentivando a introdução de elementos kawaii em diferentes indústrias.”

Algumas das aplicações que ele prevê não são novas. Diz que o kawaii pode ser útil para quem “concebe locais para cuidados de enfermagem, creches, educação, etc. com uma sensação de segurança e intimidade”. Também está interessado em como o kawaii e o “marketing da felicidade” podem ajudar no desenvolvimento de produtos e no turismo.

A empresa também diz que espera que o projeto lhe permita abrir novos caminhos no uso do kawaii para “projetar uma visão de mundo corporativa”, “desenvolver um modelo de liderança solidário com base na fofura” e “projetar do jeito que devemos ser”. “A Sanrio é uma empresa de muito sucesso na área, muitos líderes empresariais e governos gostariam de saber como o fazem”. A PwC espera que o projeto “torne possível elucidar o mecanismo da felicidade com uma precisão ainda maior”.

Sobre a Sanrio

A Sanrio foi fundada no Japão em 1960 por Sr. Shintaro Tsugi. A empresa é conhecida por seu ícone global Hello Kitty, mas também é criadora de mais de 400 personagens incluindo Aggretsuko, My Melody, Chococat, Keroppi, Badtz-Maru, Little Twin Stars, Gudetama, entre outros.

Presente em mais de 100 países, a Sanrio está entre as maiores licenciadoras de marcas do mundo. E atua no cenário mundial nos mais diversos segmentos, como confecção, calçados, acessórios, beleza, higiene pessoal, presentes, papelaria, alimentos, brinquedo, entre outros. Ela é baseada na filosofia “small gift, big smile” (pequeno presente, grande sorriso) e seus personagens tem o propósito de encantar, promover amizades e colocar sorrisos nos rostos das pessoas.

Sobre a Consultoria PwC

A PwC Consulting é um dos maiores serviços de auditoria, impostos e consultoria do mundo. Com mais de 284.000 funcionários em 155 países, a empresa oferece serviços de consultoria abrangentes “para ajudar os clientes a resolver desafios de gestão complexos e difíceis e se tornarem mais competitivos no mercado global … O objetivo da PwC é construir confiança na sociedade e resolver questões importantes.”

Fonte: Graape

Artigos Relacionados

Comentários