sábado, 13 de agosto de 2022
  • Entrar
  • Registrar

Nenhum produto no carrinho.

CURSOS
Minuto Otaku
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Minuto Otaku
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Home Notícias Psicologia

Sentidos de Ikigai no animê Cells at Work!

Bruna Navarone Santos Por Bruna Navarone Santos
05/04/2021 - 10:05
A A
2
Sentidos de Ikigai no animê Cells at Work!
CompartilharTweetar

Representações dos sentidos de Ikigai na cultura japonesa

Numa determinada sociedade, onde nosso valor enquanto pessoa costuma ser classificado pelo  sucesso individual, podemos sentir que apenas alcançamos algum prestígio quando conseguimos a promoção no emprego ou algum lucro com determinado empreendimento. Podemos encontrar outras sociedades com valores e normas diferentes, onde o senso de comunidade e pertencimento perpassa os trabalhos de cada indivíduo. Inclusive, essa forma de sociedade está representada no animê Cells at Work! (はたらく細胞, Hataraku Saibō) lançado em 2018, dirigido e escrito por  Kenichi Suzuki. Essa produção também é uma adaptação do mangá homônimo produzido pela Akane Shimizu e publicado em 2015.

Essa animação japonesa representa os trabalhos especializados de diferentes células do corpo humano, na forma de personagens antropomorfizados, e apresenta como protagonistas um glóbulo vermelho e um glóbulo branco. A narrativa dessa animação japonesa pode provocar uma identificação com o interlocutor de forma que esse se aproprie dos conhecimentos apresentados. Dessa forma, o animê utiliza signos tanto da cultura ocidental, como as técnicas de enquadramento cinematográfico e animação para provocar movimento e passagem do tempo nessas histórias,  quanto utiliza os signos da cultura japonesa presentes na ausência de linguagem ou narrativa explicativa. Esses signos permitem ao interlocutor estabelecer uma relação com as expressões dos personagens, como o desenho acentuado dos olhos, proporcionando situações e sensações que remetem às emoções simbolicamente comunicadas. Dessa forma, essa narrativa também pode comunicar conhecimentos, valores e costumes da cultura japonesa e da cultura ocidental enquanto um produto de exportação que abarca diversos mercados como os dos Estados Unidos, México e Brasil. Nesse caso, quando temos o primeiro contato com essa animação japonesa, podemos pensar na seguinte questão: como os personagens podem sensibilizar o interlocutor inserido na cultura ocidental para refletir sobre questões do próprio cotidiano?

Signos da cultura japonesa e cultura ocidental na animação

Nessa animação japonesa Cells at Work! os personagens representam as funções de algumas células,  como se fossem pessoas que exercem funções profissionais situadas num corpo humano. Essas células também representam grupos sociais que possuem práticas, normas e expectativas. Compreende-se que o potencial de sensibilização  dessa arte acontece porque está operando com textos que consideram signos típicos tanto da cultura japonesa como também da cultura ocidental, provocando uma identificação com o leitor mediante os discursos do cotidiano sobre experiências possíveis ou desejáveis de serem vivenciadas pelo interlocutor. Esses textos podem ser apreensões sobre pensamentos, vontades e intenções que são comunicados pelos signos. Enquanto os signos podem ser instrumentos caracterizados em imagens, palavras e gestos que comunicam e medeiam a relação interpessoal dos indivíduos entre si.

A eficácia dessa linguagem típica das narrativas do animê e mangá está em transformar o texto e a imagem estáticos em um sistema dinâmico e representativo da realidade e, dessa forma, inserir o interlocutor nessa narrativa. Ainda como exemplo da construção desse processo de sensibilização e identificação com os possíveis interlocutores, o animê Cells at Work! proporciona o desenvolvimento das trajetórias de dois personagens principais:

A personagem AE-3803, desde quando era um eritroblasto situado numa fase de desenvolvimento representada como se fosse a sua infância, apresenta dificuldades para lidar com as etapas de maturação necessárias para se tornar um glóbulo vermelho. Apesar desses obstáculos, a personagem tende a considerar essas dificuldades como oportunidade para aprimorar suas funções e aprender lições com as hemácias já especializadas e experientes. Por causa desse histórico de dificuldades durante o seu desenvolvimento, ela tende a ser tratada como desajeitada pelos demais colegas. Como exemplo dessa dificuldade em se orientar e localizar os lugares onde precisar chegar, quando ela era apenas um eritroblasto e estava numa espécie de sala de aula, participou de uma simulação de fuga e perdeu-se na medula óssea onde ela encontrou uma bactéria que acreditava ser seu professor disfarçado. Contudo, ela descobriu que era uma verdadeira bactéria que queria atacá-la e, nesse momento, um mielócito apareceu para salvá-la.  Por fim,  também apareceu um neutrófilo que eliminou a bactéria e separou ambas as células imaturas. Nesse momento, eles combinaram entre si para se encontrarem novamente. Embora as chances fossem mínimas por causa da enorme quantidade de células que atuam no corpo humano.

Imagem/Divulgação – AE-3803, Glóbulo Vermelho/Kenichi Suzuki

Esse mielócito que buscou ajudar aquele eritroblasto se torna o glóbulo branco U-1146, especificamente um neutrófilo capaz de eliminar vírus e bactérias. Esse glóbulo também consegue tornar mais eficaz e seguro o processo de transporte de gás oxigênio e gás carbônico realizado pelos glóbulos vermelhos. Além desse papel, ele também realiza um papel de conselheiro e protetor da AE-3803 quando também a orienta sobre os caminhos mais acessíveis para que ela realize aquele transporte. Nesses momentos em que as células mais precisam de proteção, o glóbulo branco está sempre disposto a sacrificar sua própria vida para garantir que cada célula realize sua função especializada e mantenha a homeostase do corpo humano.

Imagem/Divulgação – U-1146, Glóbulo Branco/Kenichi Suzuki

Quando essa narrativa da animação se situa durante a infância de ambas as células, nota-se que aquela relação de cuidado e encorajamento tem sido construída desde quando eram células que não possuíam uma função especializada pelo processo de diferenciação e maturação conhecido como hematopoiese. Esse processo também representa o processo de amadurecimento dos personagens desde as fases categorizadas como a infância, a adolescência e a fase adulta, possibilitando um sentimento de empatia com esses personagens que durante essa trajetória também sentem medo, coragem, curiosidade, paixão e amizade enquanto experiências que podem ser verossímeis.

Imagem/Divulgação – AE-3803, Eritoblasto;U-1146, Mielócito/Kenichi Suzuki

Singularidades do Ikigai em diferentes trajetórias

A partir dessa descrição sucinta sobre as trajetórias de ambas as células, pode-se compreendê-las enquanto comunicadas por atitudes, crenças e valores representados na narrativa do animê e que se aproximam da noção cultural Ikigai. Para abordar essa concepção própria da cultura japonesa, podemos considerar como exemplo o fato de ambos os personagens realizarem trabalhos favoráveis ao bem-estar daquele corpo humano representado como uma forma de sociedade. O fato de realizarem esses funções pode ser justificado por uma motivação relacionada ao Ikigai, geralmente definido no senso comum como “aquilo que faz a vida valer a pena”. Esse Ikigai tem sido identificado por pesquisadores enquanto um fenômeno presente na ênfase da interdependência pessoal comunicada pelos japoneses, a partir de suas histórias de vida que foram analisadas em diferentes estudos que apontam a pouca ênfase atribuída à independência tão valorizada na cultura ocidental.

De acordo com o neurocientista japonês Ken Mogi, os sentidos de Ikigai podem ter a ver com experiências cognitivas e comportamentais pelas quais hábitos e valores são organizados para realização cuidadosa e gradual de determinado objeto de interesse. O antropólogo Gordon Mathews acrescenta que esses sentidos podem ser diferentes de acordo com as vivências de moças e rapazes japoneses, com diferentes faixas etárias, e os contextos históricos onde estão situados. Como exemplo desse fenômeno, estudos verificam que as mulheres japonesas tendem a considerar a família como o seu Ikigai enquanto os homens consideram o trabalho. No entanto, o aumento da expectativa de vida no Japão também influenciou outros possíveis sentidos de Ikigai ao mobilizar os aposentados e as aposentadas para construírem um senso de comprometimento e pertença para além das relações com a família, o grupo de colegas de trabalho e as empresas, prezando pelo exercício de hobbies como forma de realizar o seu Ikigai.

Independente dos diferentes sentidos que Ikigai pode apresentar nas diversas trajetórias dos japoneses, esses possuem em comum tanto o senso de compromisso do eu com a sociedade onde estão inseridos quanto a responsabilidade com a escolha individual em dedicar seus esforços ou não nesse compromisso. Ainda como exemplo desse compromisso e responsabilidade representado na narrativa de Cells at Work! tem o trabalho realizado coletivamente pelas plaquetas que, junto com a cooperação das células que exercem suas funções especializadas, conseguem formar coágulos para retenção de hemorragias.

Imagem/Divulgação – Plaquetas/Kenichi Suzuki

Diante de todo esse compromisso e responsabilidade das células com as suas funções especializadas, será que existe espaço para elas expressarem alguns desejos? Durante o desenvolvimento da narrativa dessa animação, acontecem alguns momentos entre o glóbulo branco e o glóbulo vermelho que remetem a uma declaração romântica quando, de repente, acontece alguma demanda que requer a ambos retomarem as suas funções.

Imagem/Divulgação – AE-3803, Glóbulo Branco;U-1146, Glóbulo Vermelho/Kenichi Suzuki

Percebe-se que durante o amadurecimento de ambas as células, as exigências para assumirem um papel nessa sociedade que atenda as normas e as expectativas sociais podem ter impossibilitado a concretização desse desejo amoroso que implica abrir mão das suas funções especializadas. Nesse caso, o animê Cells at Work! possibilita entender que as mudanças dos sentidos de Ikigai podem representar os esforços das pessoas para expressarem seus desejos e paixões. Nessas circunstâncias, embora as pessoas não possam controlar os fatos sociais, podem considerar as suas vivências enquanto possibilidades que ainda podem realizar seus sonhos.

Agradecimentos

Esse texto está repleto de sugestões e reflexões coletivas que motivaram a minha escrita sobre os diferentes sentidos de Ikigai! Agradeço pela oportunidade de ter essa inspiração nas atividades e discussões proporcionadas pela aluna e kaichou Alinne Citlali do Clube de Cultura Nipônica (Colégio Militar do Rio de Janeiro) que também indicou a leitura do livro “The Little Book of Ikigai” escrito por Ken Mogi.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2ª edição, 1997.

COÊLHO, C. T.; NASCIMENTO, E. L. Mangá: uma ferramenta didática para multiletramentos. In: Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 8., 2010, Londrina, PR. Anais… Londrina: UEL, 2010. p.389-408.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31ª edição. São Paulo: Paz e Terra. 2005.

LUYTEN, S. Mangá – O Poder dos Quadrinhos Japoneses. 2ª edição. São Paulo: Hedra, 2000.

LINSINGEN, L. V. Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v.1, n.p., 2007.

MOGI, K. The Little Book of Ikigai: The secret Japanese way to live a happy and long life. Quercus Publishing, 2017.

MATHEWS, G. The Stuff of Dreams, Fading: Ikigai and ‘The Japanese Self’. Ethos, v. 24, n.4, p. 718-747, 1996.

** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Minuto Otaku não se responsabilizam pela opinião dos autores deste coletivo.

Tags: Akane ShimizuAnimeCells at WorkCultura JaponesaIkigaiJapão
Artigo Anterior

RE-MAIN : anime sobre polo aquático ganha teaser

Próximo Artigo

Attack on Titan: fronteiras do inconsciente

Bruna Navarone Santos

Bruna Navarone Santos

Conteúdo RelacionadoArtigos

Vega e o simbolismo da serpente
Psicologia

Vega e o simbolismo da serpente

Por Leonardo Tondato
28/07/2022 - 09:00
Made in Abyss: uma descida ao inconsciente
Psicologia

Made in Abyss: uma descida ao inconsciente

Por Jorge Massarollo
15/07/2022 - 10:02
A psique do cavaleiro: Shiryu de Dragão
Psicologia

A psique do cavaleiro: Shiryu de Dragão

Por Leonardo Tondato
27/06/2022 - 09:00
Próximo Artigo
Attack on Titan: fronteiras do inconsciente

Attack on Titan: fronteiras do inconsciente

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Omegaverso

    14 Omegaverse completos para todos os gostos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 15 BLs (yaoi) soft/fofos para aquecer o coração

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 17 comics BLs (yaoi) sobre máfia/crime

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 18 BLs (yaoi) que me fizeram chorar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 BLs (yaois) com uke forte/poderoso

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Críticas

HeartstopperBL Serie Netflix LGBTQIA+

Heartstopper: um romance saudável

Assistindo Heartstopper eu senti borboletas no estômago e o coração errando
Crítica│Attack On Titan Temporada Final – Parte 2

Attack On Titan Temporada Final - Parte 2

Attack on Titan usa perfeitamente seus elementos narrativos a favor da
Minuto Otaku

Minuto Otaku - Portal com Notícias, Críticas, Podcast e Cursos Online sobre Animes, Mangás e Cultura Asiática - Portal Otaku #01 do Brasil

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

11/08/2022
Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

10/08/2022

Newsletter

Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

  • Sobre
  • Cursos
  • Glossário
  • Arquivo
  • Regras & Diretrizes
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
  • Entrar
  • Registrar
  • Carrinho

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Faça Login

Entrar com Google
OU

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha? Registrar

Criar Nova Conta

Registrar com Google
OU

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos de Uso e Política de Cookies.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Minuto Otaku Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    minutootaku.com 13/08/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email info@minutootaku.com

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com info@minutootaku.com
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.