sábado, 13 de agosto de 2022
  • Entrar
  • Registrar

Nenhum produto no carrinho.

CURSOS
Minuto Otaku
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Minuto Otaku
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
Home Notícias Psicologia

Vega e o simbolismo da serpente

A relação entre o assassino letal e os seres rastejantes

Leonardo Tondato Por Leonardo Tondato
28/07/2022 - 09:00
A A
0
Vega e o simbolismo da serpente
CompartilharTweetar

Os Mitos da Serpente

Vega possui uma tatuagem de serpente roxa no peito que circunda seus braços tanto direito como esquerdo e usa braceletes dourados nos pulsos. O símbolo da serpente é riquíssimo em detalhes e possíveis análises. O tema mítico da cobra é observado desde Adão e Eva, onde a serpente é quem induz Eva ao pecado. Outro mito que envolve a serpente é sobre o deus africano Oxumarê. Ele é a grande serpente, o orixá do arco – íris, filho de Nanã de Burukê.

Ele é o segundo filho, sendo que Nanã teve Obaluaê como primeiro filho e acaba por rejeitá-lo e abandoná-lo por conta de sua aparência, sendo criado por Yemanjá. Oxumarê, o filho seguinte, nasce lindíssimo e é muito querido por sua mãe. Ele se apaixona por Oxum que já era esposa de Xangô naquela época, originando uma batalha entre os dois rivais amorosos em que Xangô sai como vencedor. O grande rei (Xangô) era benevolente e deixou com que o enamorado Oxumarê levasse água para o seu castelo que fica no alto de uma pedreira e, assim, poderia ver de longe a sua amada. Outra lenda versa sobre Oxumarê ser um adivinho muito pobre que, após realizar uma profecia para um rei, se torna muito rico e famoso, sendo considerado o patrono do tilintar das moedas, mais tarde veremos essa aproximação possível com a imagem de Vega.

Outra famosa serpente mítica é Apófis, mitologia egípcia. Era ela grande inimiga de Maat (personificando a justiça, a ordem e a verdade), sendo a própria personificação do caos. Para os egípcios, ao anoitecer se iniciava uma grande batalha diária entre a serpente Apófis e o deus Rá que culminam na vitória do segundo, garantindo um novo dia e o raiar do sol, dia após dia.

Ainda em mitologia egípcia, há outra serpente, menos conhecida de nome Ka-en-Ankh Nereru que não lutava contra o deus Rá, mas sim o deixava revigorar as energias antes do sol nascer, sendo assim considerada como representação das energias revigorantes.

Em mitologia nórdica há a figura de Jormungand, uma enorme serpente, filha do deus Loki, que segundo a obra Edda em Prosa, foi capturada pelo deus Odin e jogada no grande oceano que circunda Midgard (reino dos humanos da mitologia nórdica). Ela ficou tão grande que sua extensão cobria toda a terra e mordia a própria cauda, em uma alusão simbólica ao Ouroboros que será posteriormente explicado. Jormungand é inimiga do deus Thor e durante o Ragnarok que serão os eventos que levarão ao fim do mundo, será morta pelo deus e, ao mesmo tempo, o matará.

Na mitologia romana há uma deusa de nome Angícia que era uma serpente. O próprio símbolo da serpente era ligado à cura, sendo uma deusa ligada justamente ao zelo e à cura, venerada por um povo antigo da região da Itália, os Marsos. Pode-se dizer que seria considerada a matrona da enfermagem atual.

Nos bestiários europeus há uma figura de serpente, mostrada também, atualmente, no segundo filme da série de Harry Potter: O Basilisco. Considerada uma criatura fantástica que pode matar com um simples olhar e só pode ser tocado por mulheres. É o inimigo do Basilisco é o grifo, outro animal fantástico. Quem olhar diretamente para um Basilico se transforma em pedra, como mostrado também nas histórias de Harry Potter.

Aqui no Brasil também há uma serpente, de nome Boitatá. Seu nome vem do tupi e significa cobra e fogo. A cobra de fogo é aquela que protege os campos contra aqueles que os incendeiam. Seu habitat natural são as águas e pode se transformar em uma tora de fogo que queima aqueles que queimam as matas.

Imagem/Divulgação: Da esquerda para direita: Oxumarê, Quetzalcoatl, Jormungand Boitata

Na mitologia grega, existe a figura de Equidna, possuidora de tronco de mulher e cauda de serpente no lugar dos membros. Era gigantesca e morava em uma caverna, sendo a única capaz de se unir a Tifão, que era um gigante da mitologia grega que, para vingar a sua mãe, lutou contra os deuses da era do Olimpo.

De sua união com Equidna nasceram algumas figuras:
-Cérbero: Cão de três cabeça que guardava a entrada para o mundo de Hades
– Ortros: Cão de guarda que possuía duas cabeças e era guarda de Gerião
– Hidra
– Quimera
– Dragão de Cólquida
– Cila

Há também a figura de Ladão, um dragão com corpo de serpente com cem cabeças e cada uma delas falava um diferente idioma e era considerado protetor das maçãs douradas do Jardim das Hespérides, junto com as ninfas. As maçãs foram presentes ganhadas por Hera em seu casamento com Zeus.

Mais uma serpente, de nome Ofíon também habita os mitos gregos. Dominava o mundo junto com Eurínome (é uma oceânide, filha de Oceano e Tétis). Foram destronados por Cronos e Reia e jogados ao Oceano.

Píton é outra figura dos mitos gregos. Ela nasce após o grande dilúvio, através do lodo da terra. Mandada por Hera para perseguir Leto, foi morta pelo deus Apolo e o seu corpo foi dividido.

Na região da África do Sul existe a serpente de nome Inkanyamba, aquela que, para as tribos Zulu, é uma grande serpente com cabeça de cavalo. Ela interfere no clima, causando tempestades sazonais.

No folclore Chinês há a lenda da Serpente Branca que evoluiu, ao longo dos tempos, de uma história de terror para uma história de romance que envolve dois seres que se enamoram e enfrentam a sua impossibilidade de ficar juntos, devido a diferença de suas naturezas. A história possui uma série que, no Brasil, pode ser vista na Netflix de nome A lenda do Mestre Chinês.

Na mitologia hindu e também no budismo existe a figura de Naga, um grupo de divindades que são consideradas negativas e perseguidas por Garuda, o homem – pássaro.

Na mitologia cristã, antigo testamento, há a figura temível, Leviatã. É uma serpente marinha, ligada aos sete pecados capitais, especificamente com o pecado da inveja e considerado um dos sete príncipes infernais.

Veja também: Vega e o Transtorno de Personalidade Narcisista

Em mitologia asteca, Quetzalcoatl, é o deus do vento, do ar e do aprendizado, simbolizado como a serpente de plumas ou serpente, adorada entre os mesoamericanos.

Existe a figura, na mitologia das ilhas Fiji de Ratu – Mai – Mbula que se acredita ser um deus serpente que preside a agricultura.

Sobre a serpente Ouroboros, é ela a alquímica que morde o próprio rabo, indicando a continuidade do ciclo de existência. Na concepção Urobórica não há passado, nem presente e nem futuro, os tempos coexistem. Para o autor pós-junguiano Erich Neumann, a primeira fase do desenvolvimento humano é a Urobórica, para falar da unidade simbólica da mãe e bebê.

Vega e a Serpente

Viu-se que são inúmeros os simbolismos atribuídos ao animal cobra, sendo que se tentou, de maneira resumida, dar conta de alguns através do prisma mitológico, que serão importantes para a análise. A cobra é um réptil que rasteja. Pode-se pensar no movimento rasteiro da cobra em associação com Vega, pelo fato de ser um assassino e matar “às sombras”, se rastejando, ou seja, observando e esgueirando o melhor momento para dar o “bote” e, assim, capturar/matar sua vítima.

Outro ponto importante para análise é o monstro Leviatã. Sua associação, como já mencionado anteriormente em outro artigo é com o pecado da inveja. Vega é um assassino que age de acordo com as ordens de M.Bison, considerado também como guarda – costas do mesmo, nem sempre atua cumprindo exatamente as suas regras e possui um senso estético único e pessoal que define o que é ou não belo.

** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Minuto Otaku não se responsabilizam pela opinião dos autores deste coletivo.

Tags: MitologiaPsicologiaSerpenteVega
Artigo Anterior

Cultura Idol: como funciona no Japão e suas origens

Próximo Artigo

A fisiologia em One Piece: o homem de borracha – parte 1

Leonardo Tondato

Leonardo Tondato

Psicólogo (UNIP), historiador (UNICSUL), filósofo ( UNICSUL),especialista em psicoterapia junguiana (UNIP), especialista em psicanálise dos contos de fada (FACUMINAS), especialista em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica( FACULESTE), especialista em Arteterapia (FACULESTE), especializando em Mitologia Comparada ( Instituto Dédalus),mestre em Gerontologia Social ( PUC), doutorando em Ciência da Religião (PUC). Membro do corpo docente e de supervisores do Instituto Olhos da Alma Sã, membro efetivo da SBEC ( Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos) ,ABREM ( Associação Brasileira de Estudos Medievais), membro da Joseph Campbell Foundatio  e Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABEÁfrica). Coordenador da regional São Paulo da Clínica Jung Brasil. Diretor clínico e de pesquisa da ONG Or Avrohom.  Embaixador do minuto otaku.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Made in Abyss: uma descida ao inconsciente
Psicologia

Made in Abyss: uma descida ao inconsciente

Por Jorge Massarollo
15/07/2022 - 10:02
A psique do cavaleiro: Shiryu de Dragão
Psicologia

A psique do cavaleiro: Shiryu de Dragão

Por Leonardo Tondato
27/06/2022 - 09:00
A psique do cavaleiro: Seiya de Pégaso
Psicologia

A psique do cavaleiro: Seiya de Pégaso

Por Leonardo Tondato
30/05/2022 - 08:58
Próximo Artigo
A fisiologia em One Piece: o homem de borracha – parte 1

A fisiologia em One Piece: o homem de borracha - parte 1

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Omegaverso

    14 Omegaverse completos para todos os gostos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 15 BLs (yaoi) soft/fofos para aquecer o coração

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 17 comics BLs (yaoi) sobre máfia/crime

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 18 BLs (yaoi) que me fizeram chorar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 BLs (yaois) com uke forte/poderoso

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Críticas

HeartstopperBL Serie Netflix LGBTQIA+

Heartstopper: um romance saudável

Assistindo Heartstopper eu senti borboletas no estômago e o coração errando
Crítica│Attack On Titan Temporada Final – Parte 2

Attack On Titan Temporada Final - Parte 2

Attack on Titan usa perfeitamente seus elementos narrativos a favor da
Minuto Otaku

Minuto Otaku - Portal com Notícias, Críticas, Podcast e Cursos Online sobre Animes, Mangás e Cultura Asiática - Portal Otaku #01 do Brasil

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

AMSEC promove encontro internacional de Animê, Mangá e Ficção Científica

11/08/2022
Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

Dia da Cultura Coreana: confira a programação especial

10/08/2022

Newsletter

Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

  • Sobre
  • Cursos
  • Glossário
  • Arquivo
  • Regras & Diretrizes
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Críticas
  • Ciências
  • Cultura Asiática
  • Filosofia
  • Games
  • Indústria
  • Psicologia
  • Podcast
  • Cursos
  • Sobre
  • Entrar
  • Registrar
  • Carrinho

© 2020 - 2022 Minuto Otaku - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Faça Login

Entrar com Google
OU

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha? Registrar

Criar Nova Conta

Registrar com Google
OU

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos de Uso e Política de Cookies.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Minuto Otaku Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    minutootaku.com 13/08/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email info@minutootaku.com

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com info@minutootaku.com
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.